Cidades

Fumaça sobre a cidade: incêndio criminoso na estrada de Manso durou 5 dias

Um dos incêndios de grandes proporções foi registrado no final do mês de agosto, às margens da MT-351

2 minutos de leitura
Fumaça sobre a cidade: incêndio criminoso na estrada de Manso durou 5 dias
(Foto: Divulgação / Ministério da Justiça)

A equipe de brigadistas da Defesa Civil de Cuiabá atendeu  aproximadamente 180 ocorrências de incêndios ilegais entre agosto e setembro deste ano. Um deles, registrado nas margens da MT-351, foi considerado de grandes proporções e atingiu quase toda a cidade com a fumaça.

As chamas atingiram a rodovia conhecida como Estrada do Manso, na região do Coxipó do Ouro. A ação de combate às chamas, que durou cerca de cinco dias e foi realizada em conjunto com as equipes do Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, reforça à população sobre a proibição de queimadas em áreas urbanas e rurais do município. O uso do fogo em terreno urbano é crime ambiental em qualquer época do ano, previsto na Lei federal nº 9.605, que estipula como sanções multa e/ou reclusão de 1 a 4 anos.

A Lei complementar nº 004/1992 também proíbe as queimadas de vegetação nos terrenos baldios. Na zona rural, o período proibitivo deste ano vai até 30 de outubro, conforme o decreto publicado pelo Governo de Mato Grosso.

“Estamos trabalhando atendendo a cidade todos os dias, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Mas, contamos também com o apoio da população, porque a questão das queimadas é um problema sério que ocorre todo ano, e que é considerado crime ambiental. Então, orientamos a população para que não faça o uso do fogo para queimar lixo e as folhas que caem das árvores, evitem o fogo de qualquer maneira”, destaca Zanetti.

Leia também:

Serviço:

A Defesa Civil reforça ainda os canais de atendimento pelo telefone (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810 para o recebimento de denúncias sobre casos de queimadas urbanas e outras situações de riscos.

As denúncias também podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Ordem Pública pelo telefone (65) 3616-9614, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes