Colunas & Blogs

Fugir é necessário

Às vezes é preciso fugir de situações que nos fazem perder o autocontrole

4 minutos de leitura
Fugir é necessário
(Imagem: reprodução)

Se temos dificuldade em controlar o apetite, precisamos modificar a estratégia e fugir dessa tentação. Quando você se dispõe a encarar o autocontrole e melhorar a sua performance, é necessário muito esforço.

Fugir é necessário. Se você tem um apetite aguçado, como manter a dieta nessas situações? Não basta apenas desejar e querer, você precisa se manter longe do hábito de comer em excesso.

Se começou uma dieta a partir de segunda-feira, está determinado a cumprir essa meta. Você quer ser o dono da sua vida quando se trata de alimentação. Isso é uma ótima iniciativa, contudo, é indispensável alargar as estratégias.

Na terça-feira os seus amigos lhe chamam para comemorar o aniversário de um outro amigo, e o local escolhido é um restaurante. Você não tem como dizer “não” ao convite, sendo assim, você decide ir ao aniversário. Chegando lá no restaurante, todos os amigos começam a tomar refrigerante, mas você tem um propósito e aceita apenas tomar água. Passados alguns minutos, é servida uma porção de pasteizinhos gordurosos e deliciosos. Todos comem, mas você se mantém firme e resistente, degustando apenas uma salada. Na sequência do jantar, são oferecidas algumas carnes nobres e gordurosas. Todos comem, menos você. Mais à frente, eles resolvem cantar parabéns e comer bolo. Todos comem, menos você. Ao final da festa, você está explodindo de vontade de comer comidas exageradamente, mesmo assim não faz isso, pois o seu propósito está bem definido.

Fazendo um balanço dessa situação, perceba a dificuldade que você tem para controlar os seus impulsos emocionais em relação a coisas que aprecia muito, como no caso da comida. Apesar disso, você é resistente e conseguiu dominar suas emoções.

Na quarta-feira, você se mantém focado com o seu propósito da dieta para emagrecimento e qualidade de vida. Não obstante, recebe a ligação do seu primo para assistir ao jogo do Campeonato Brasileiro e comer um churrasco. Você fica indeciso sobre essa questão, no entanto, cede à pressão e aceita o convite. À noite, você se prepara mentalmente para ir ao churrasco e que não irá degustar as comidas e bebidas deliciosas. Chegando lá, todos estão bebendo e comendo bastante. A princípio, você resiste, mas você está desde a segunda-feira tendo o controle da alimentação, e devido à influência, pressão dos que estão ao seu redor e que não têm o mesmo propósito, você acaba por ceder à tentação e quebra a sua dieta.

Podemos concluir que: fugir é necessário. Manter o controle mental e emocional para ter uma dieta e melhorar a saúde é uma decisão extremamente saudável e inteligente, porém, não basta apenas isso, pois você não vive em uma ilha.

A estratégia mais sensata quando se dispõe a buscar ou ter autocontrole é fugir da situação. Se na terça-feira o seu autocontrole já estava baixo, e efetivamente você desejasse permanecer com o propósito, era preferível abrir mão do convite e manter-se focado com a sua dieta.

Essa história representa bem o conflito que todos os seres humanos vivem, cada qual com as suas dificuldades, limitações e pontos fracos. O exemplo da dieta pode ser estendido para qualquer área ou assunto da nossa vida.

Enfim, não basta apenas decidir melhorar o autocontrole, é preciso planejar, se organizar, manter estratégias e ficar distante de pessoas e/ou situações que nos levam a quebrar o nosso propósito. Do contrário, você já sabe do resultado.

Francisney Liberato é Auditor do Tribunal de Contas. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Vice-presidente da Associação Brasileira dos Profissionais da Contabilidade – ABRAPCON. Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2”, “Como falar em público com excelência”, “Legado”, “Liderança”, “Ansiedade”, “Mude sua vida em 50 dias Premium”“Inteligência Emocional”, “Manual do Concurseiro”, “Sabedoria”, “Discípulos”, “Educação Financeira” e “Recordar é Viver”.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes