Principal

Filas para cadastramento biométrico viram o quarteirão no Goiabeiras

3 minutos de leitura
Filas para cadastramento biométrico viram o quarteirão no Goiabeiras

Max Campos

Fila TRE Goiabeiras

Fila no Goiabeiras Shopping: cadastramento biométrico é obrigatório para as eleições de 2018

Com o ano eleitoral começando, a procura dos eleitores para o cadastramento biométrico obrigatório começa a aumentar. Nesta terça-feira (09), a fila para o posto do Tribunal Regional Eleitoral no Goiabeiras Shopping chegou a dobrar o quarteirão.

Em 2017, o TRE fez diversas campanhas de chamamento para os eleitores. O cadastramento podia ser agendado, porém, a procura era pequena e muitas pessoas agendavam e faltavam no dia.

No posto no Goiabeiras Shopping nesta manhã foram distribuídas 50 senhas com a promessa de que seriam atendidos até 12h, o restante das pessoas, segundo pessoas que estão no local, teriam que retornar no período da tarde, cujo atendimento começaria às 15h.

O servidor público do Indea, Max Campos, estava na fila nesta manhã. Ele disse ao LIVRE que o caso é “vergonhoso”.

“Além de perder um longo tempo, muitos terão que sacrificar a hora do almoço e ir trabalhar no período da tarde. 50 senhas e muito pouco para uma cidade com mais de 500 mil habitantes”, reclamou o servidor.

Ele relatou que levou três colegas ao local, que acabaram desistindo de fazer o cadastramento após ver a fila.

Max Campos

Fila TRE Goiabeiras

Legenda

“Na Casa da Democracia está a mesma coisa. Alguma providência o TRE/MT tem que tomar afim de dar celeridade e dignidade aos cidadãos, que somente querem cumprir seu dever cívico, que, infelizmente, é obrigatório”, disse.

O cadastramento biométrico é obrigatório para as eleições de 2018 em algumas cidades do estado, como Cuiabá, Várzea Grande e Sinop. O eleitor que não o realizar poderá perder o direito ao voto.

Em Cuiabá, o atendimento tem sido realizado em dois lugares, na Casa da Democracia, anexo ao prédio do TRE, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. E no Goiabeiras Shopping, também de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.

Em Várzea Grande, o cadastro pode ser feito na Central de Atendimento ao Eleitor, na Avenida Castelo Branco, nº 47, Bairro Centro; e na Central de Atendimento ao Eleitor na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, nº 2.367, Bairro Cristo Rei. Ambos atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

O prazo atual para que o cadastramento seja feito é até o dia 05 de fevereiro. Mas, após o fim da suspensão dos prazos processuais, que acaba no dia 20 de janeiro, a justiça poderá definir um novo prazo.

Segundo o TRE, em Cuiabá, dos 414.692 eleitores, somente 148.286 já fizeram a biometria, o que equivale a 35,76% do total. Já em Várzea Grande, dos 184.272 eleitores, 83.767 (45,46%) já procuraram os postos.

Para fazer o cadastro é necessário que o eleitor esteja com um documento oficial com foto, comprovante de residência e o comprovante de quitação com o serviço militar (para homens).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes