Bem Estar

Férias escolares: três ideias para você entreter seu filho nesse período

Período de férias pode ser desafiador para os pais que não sabem que tipo de atividades fazer com os filhos

2 minutos de leitura
Férias escolares: três ideias para você entreter seu filho nesse período
(Foto: Kindel Media / Pexels)

O cérebro da criança trabalha constantemente para adquirir o máximo de informações possíveis. Ter momentos de descanso, portanto, é necessário para absorção de todo esse aprendizado. As férias escolares servem para isso. O período é valioso para o aprendizado e crescimento, além de contribuir no desenvolvimento social, emocional e cognitivo.

Para os pais, no entanto, pode ser uma época de desafios. As crianças, principalmente, costumam ficar entediadas com falicidade. Por isso, ter um planejamento de atividades e diversão pode ser uma boa ideia.

A psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da faculdade Anhanguera, Jaqueline Rocha, só faz um alerta: nas férias, é bom desapegar do controle sobre as atividades. Planejamento não deve ser o mesmo que obrigação. Crianças podem ter picos de estresse como os adultos.

“É importante fazer pausas, pois elas ajudam a aliviar a carga de estresse e o cansaço que foram acumulados ao longo do dia, do semestre e do ano”, pontua a especialista.

Pensando nisso, listamos três ideias para você desenvolver atividades com seu filho.

1. Brincadeiras ao ar livre

Tire a atenção das telas por algumas horas. Dentro ou fora de casa, pense em brincadeiras ao ar livre. Isso vai  introduzir um estilo de vida saudável, livrar a criança do sedentarismo e estimular o contato com a natureza.

Está sem ideias? Aposte no brincar livre. Deixe seu filho realizar uma atividade prazerosa e sem direcionamento ou regras. Explorar o momento, o ambiente, faz parte da diversão.

2. Envolvimento com as atividades de casa

Alguns pais não permitem que as crianças se aproximem da cozinha e utensílios domésticos e nem mesmo estimulam as crianças a ajudarem nas tarefas domésticas. Envolver os filhos nessas atividades – como o preparo de refeições – pode ser algo extraordinário para os pequenos.

3. Aposte no convívio social

“A importância da família precisa ser valorizada e ensinada às crianças desde muito cedo. Além disso, o contato com familiares é uma ótima oportunidade de estimular as habilidades sociais, pois elas conviverão com pessoas diferentes, com costumes, idades e hábitos diversos”, afirma a psicóloga.

Então, leve seu filho para passear, ver mais pessoas. Estimule uma conversa com parentes e amigos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes