Cidades

Estudantes de 20 escolas publicas de Cuiabá vão receber óculos em projeto da prefeitura

O Projeto Enxergar é Humanizar já atendeu 300 estudantes (em 2018) e 110 estudantes (em 2022), totalizando 410 estudantes beneficiados.

2 minutos de leitura
Estudantes de 20 escolas publicas de Cuiabá vão receber óculos em projeto da prefeitura

Estudantes de 20 escolas da rede pública de Cuiabá vão receber óculos da edição 2023 do Projeto Enxergar é Humanizar. A entrega simbólica, a primeira deste ano, foi realizada pelo prefeito Emanuel Pinheiro, na Secretaria Municipal de Educação. No total 211 óculos serão entregues nas unidades, nesta primeira etapa do Projeto.

Idealizado pela primeira dama Márcia Pinheiro e iniciado pela gestão do prefeito Emanuel Pinheiro em 2018, o Projeto Enxergar é Humanizar tornou-se uma ação permanente da Secretaria Municipal de Educação, com impacto positivo no desenvolvimento, na qualidade de vida e no bem-estar social dos estudantes atendidos na rede pública municipal de educação.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado disse que a meta este ano é atender 100% dos estudantes do 1º ao 9º Ano de 85 escolas de Ensino Fundamental, indicados pelos professores. Serão entregues aproximadamente 3.500 (três mil e quinhentas) armações, com lentes antirreflexos.

Sobre o projeto

No primeiro ano do Projeto (em 2018), foram contemplados estudantes dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, que passaram por avaliação e monitoramento das aprendizagens. A partir desse monitoramento, os professores identificaram os estudantes que tinham déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão.

Esses estudantes passaram por consultas oftalmológicas, na época em parceria com o Instituto Lions da Visão. A gestão municipal entregou naquele ano cerca de 250 óculos para estudantes das escolas das quatro regionais.

Com a pandemia, o projeto foi suspenso em 2020/2021.

Em 2022, foi retomado e teve seu alcance ampliado para atender os estudantes até o 6º Ano.  Os estudantes detectados com algum problema visual foram selecionados pelos professores e equipe gestora da unidade escolar, e passaram por exame de optometria, que diagnostica falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos.

O Projeto Enxergar é Humanizar já atendeu 300 estudantes (em 2018) e 110 estudantes (em 2022), totalizando 410 estudantes beneficiados.

Desde o início do mês de agosto 392 estudantes e 27 escolas passaram por exames de optometria, realizados na Secretaria Municipal de Educação.  Desse total 299 necessitam de óculos e 20 estudantes, necessitarão de encaminhamento para o oftalmologista.

A partir do próximo dia 04 e durante o mês de setembro mais de 202 estudantes selecionados passarão por exames.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes