Cidades

Estação de ônibus da Praça Ipiranga não será entregue no prazo

3 minutos de leitura
Estação de ônibus da Praça Ipiranga não será entregue no prazo
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Prometida para ser entregue pela Prefeitura de Cuiabá nesta quinta-feira (28), a estação de ônibus da Praça Ipiranga não será inaugurada no prazo. A equipe do LIVRE esteve na manhã desta quarta-feira (27) no local e constatou que os tapumes ainda cercam o ponto de ônibus e que a obra está longe de ficar pronta.

A promessa já é antiga. Na inauguração da revitalização da Praça Ipiranga, que ocorreu em junho do ano passado, o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro (MDB), prometeu que em 90 dias entregaria um modelo semelhante à Estação Alencastro: climatizado, movido à energia solar e com internet Wi-fi.

Quase nove meses após o anúncio e a obra continua impedindo que milhares de usuários do transporte público utilizem o espaço para se proteger do sol e da chuva, bastante comum nos primeiros meses do ano. A estimativa é de que 28 a 30 mil pessoas passam pelo local diariamente.

Outro local que também está com as obras em atraso é a Estação da Maria Taquara, que deveria ser entregue no dia 10 de janeiro. O modelo adotado no local é diferente do escolhido para a Praça Ipiranga e foi criado a partir da reutilização de contêineres.

Atualizada às 12h15

A assessoria de imprensa da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), responsável pelas obras, informou por meio de nota que ainda não tem data prevista para a entrega da Estação Ipiranga. O atraso se deu porque o cabeamento de energia da estação foi furtado e, além disso, existe uma decisão do juiz Rodrigo Roberto Curvo, do Juizado Volante Ambiental (Juvam), que impede qualquer inauguração na Praça Ipiranga. A Procuradoria Geral do Município vai recorrer da decisão.

Sobre a Estação da Maria Taquara, a previsão é de que seja entregue no dia 8 de março, data alusiva ao Dia da Mulher. Confira a nota na íntegra:

Com relação ao atraso na entrega da obra da Estação Ipiranga a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) informa que:
– No último sábado o cabeamento dos condicionadores de ar e das instalações elétricas foram roubados da obra.
– O equipamento seria instalado por dentro do no forro, e precisou ser substituído, o que prejudicou o andamento da obra.
– Além desses fatores, uma decisão do juiz Rodrigo Roberto Curvo juiz Rodrigo Curvo, do Juizado Volante Ambiental (Juvam), impede qualquer inauguração na Praça Ipiranga, até que sejam feitas adequações nos banheiros públicos construídos ali.
– O número do processo é o 1793 – 64 – 2018 – 8110082 .
– A Semob já está providenciando a troca e fechamento do forro da Estação, e a Procuradoria Geral do Município, irá recorrer da decisão judicial.

A respeito do ponto da Maria Taquara:
– Como mostrado na matéria, a obra está em processo de finalização e o abrigo está pronto, recebendo passageiros especialmente nos momentos de chuva.
– Em virtude do piso artesanal colocado no local e sua localização íngreme, algumas adaptações foram necessárias, resultando em atrasos.
– O projeto é inovador e não envolve apenas a entrega do ponto, mas também a revitalização da Praça Maria Taquara.
– Em homenagem à personagem feminina emblemática, a entrega foi remarcada para o dia 8 de março, quando também é celebrado o dia da Mulher.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes