Bem Estar

Entenda os riscos de utilizar o cabelo como fio dental

Entenda como a atitude pode ser prejudicial à saúde bucal

3 minutos de leitura
Entenda os riscos de utilizar o cabelo como fio dental
(Foto: Racool Studio / Freepik)

A orientação primordial para manter a saúde bucal é a manutenção da higiene, que se dá com o uso de produtos odontológicos apropriados e de qualidade, realização de escovações diárias dos dentes e língua (mínimo de 3 vezes ao dia), visitas regulares ao dentista e a utilização do fio dental.

Na última edição do Big Brother Brasil, a atitude de uma participante levantou um debate sobre a utilização dos fios de cabelo como fio dental. Comentários e questionamentos foram apontados nas redes sociais e um alerta foi lançado pelos especialistas quanto aos males que a prática pode provocar à saúde bucal.

De acordo o professor Luiz Volpato, do curso de Mestrado e Doutorado em Ciências Odontológicas Integradas da Unic Beira Rio, o fio dental (ou fita dental) é projetado para alcançar áreas onde a escova de dente não consegue chegar, removendo os restos de alimentos e a placa bacteriana dessas áreas.

“Embora possa parecer curioso algumas pessoas fazerem uso do cabelo com a intenção de limpar as superfícies proximais dos dentes, mas esse hábito é totalmente inadequado, já que o fio de cabelo tem espessura muito fina e contém sujeira e microrganismos, podendo machucar e causar infecções gengivais”, destaca o dentista.

A falta de limpeza adequada dos espaços interdentais pode causar cárie, doenças gengivais e outros problemas de saúde bucal. Neste caso, o cabelo pode causar ferimentos nas gengivas, irritação e até mesmo danos aos tecidos moles da boca, além de conter sujeira, bactérias, óleos e outros resíduos, que são transferidos para a boca durante o uso como fio dental, aumentando o risco de infecções e outros problemas de saúde. Além de causar problemas como cárie, doenças gengivais ou sensibilidade dental.

O professor destaca os benefícios do uso diário do fio dental:

Remoção da placa bacteriana: O uso regular do fio dental ajuda a desorganizar ou remover a placa bacteriana que se acumula entre os dentes, uma das principais causas de cárie e doenças gengivais, contribuindo para uma boca mais limpa e saudável.

Prevenção de doenças gengivais: O fio dental é uma ferramenta eficaz na prevenção de doenças gengivais, uma vez que remove a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que se acumulam entre os dentes, onde a escova de dentes não consegue alcançar.

Melhora do hálito: O mau hálito, também conhecido como halitose, pode ser causado pela presença de bactérias e resíduos de alimentos na boca. O uso regular do fio dental ajuda a remover esses resíduos, reduzindo o mau odor na boca e melhorando o hálito.

Prevenção de problemas adicionais: O uso do fio dental também pode ajudar a prevenir problemas adicionais na boca, como infecções, abscessos e problemas na gengiva.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes