Trabalhar no saneamento cuiabano nos traz complexos desafios e, na mesma medida, oportuniza participar de importantes realizações. Ao longo de 2023 atuamos em diversas frentes, com forte avanço na cobertura de esgotamento sanitário doméstico, no cadastramento de famílias na Tarifa Social e na modernização de estruturas operacionais. Todas essas medidas geram importantes resultados coletivos, mas dois projetos, em especial, trazem consigo um significado particular, de conquistas individuais. Ambos têm, como alicerce, o acesso à educação.

A primeira iniciativa diz respeito aos nossos colaboradores, na Águas Cuiabá. Por meio de uma parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT), foram iniciadas as aulas voltadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA). A trilha de estudos tem, como ponto de partida, a disciplina “letramento digital”, na qual os alunos (cerca de 30) aprendem a utilizar computadores e ferramentas digitais. Por consequência, um novo mundo se abre para os profissionais que, com nobreza e dedicação, trabalham para que todos tenhamos água na torneira e os demais serviços que formam o rol de atendimentos da concessionária.

O outro projeto é voltado à comunidade em geral. Nossa cidade tem passado por um intenso ritmo de ampliação da cobertura de esgoto, feito que a posiciona como destaque nacional, segundo o Trata Brasil, mais importante ranking de saneamento do país. Neste contexto, conforme novas tubulações de coleta vão sendo instaladas, mais unidades residenciais e comerciais precisam providenciar a conexão à rede, para efetivação do ciclo que traz saúde, qualidade de vida e preservação ambiental. E é neste momento que surge a demanda por encanadores adequadamente aptos a realizar as conexões.

Bem, nesta caminhada, os entes envolvidos na evolução do saneamento (Prefeitura, Poder Judiciário, Arsec e Ministério Público Estadual) e nós, da Águas Cuiabá percebemos a necessidade de qualificar trabalhadores. Daí veio a parceria, também junto ao Sistema S – desta vez, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), com o propósito de formar profissionais, atender à demanda da população pelo serviço e gerar oportunidades de renda. As aulas do curso de Encanador – Especialista de Interligação de Rede de Esgoto ocorrerão a partir de fevereiro de 2024, gratuitamente.

Sou engenheiro de formação, com vivência estudantil tanto na rede pública, desde a infância, quanto na rede particular. Tenho a satisfação de fazer parte de uma empresa que, assim como eu, de fato, reconhece o valor da educação. E é na certeza dos benefícios da caminhada conjunta entre a educação e o saneamento básico que fechamos este ano de muito trabalho, gratos pela oportunidade de participar de histórias valiosas e emocionantes. Histórias como a do Francylei de Souza, colaborador responsável pelo abastecimento de água ao Distrito do Aguaçu, onde também reside com a família. Feliz e realizado por poder voltar a estudar, ele ouviu da filha de oito anos: “… tenho muito orgulho do meu pai”.

Renato Carlini Camargo é diretor geral da Águas Cuiabá.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes