A Propósito

Eduardo Cunha inelegível

Decisão válida até 2027 atrapalha os planos do político, que já tinha sinalizado candidatura para a Câmara Federal

1 minuto de leitura
Eduardo Cunha inelegível

O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou inelegível o ex-deputado federal Eduardo Cunha. A nova decisão, proferida pelo presidente da Suprema Corte, Luiz Fux, suspendeu outra proferida pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região.

O TRF-1 havia decidido, liminarmente, pela antecipação de tutela para a suspensão dos efeitos da inelegibilidade prevista em uma resolução da Câmara dos Deputados.

A Procuradoria Geral da República (PGR) pediu uma análise de tal decisão. Em sua avaliação, Fux pontuou que a decisão do TRF-1 teve como fundamento uma aparente violação a regras do Regimento Interno e Código de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados.

Fux destacou ainda que as alegações de Cunha, na ação proposta do Tribunal Federal, eram relacionadas ao desrespeito com relação a regras da Casa Parlamentar. Portanto, não caberia ao Judiciário interferir na questão.

A decisão do STF torna Cunha inelegível até 2027 e atrapalha os planos do político que já tinha sinalizado candidatura para a Câmara Federal neste ano.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes