Comportamento

Dia do Vestibulando: especialista dá dicas e orientações para esse momento importante

A pressão sobre si mesmo - somada à da família - pode atrapalhar, mas há formas de lidar com as expectativas de forma mais leve

3 minutos de leitura
Dia do Vestibulando: especialista dá dicas e orientações para esse momento importante
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Hoje, 24 de maio, é comemorado o Dia do Vestibulando. A escolha de uma profissão é uma decisão muito séria, ainda mais para os jovens, que nem sempre têm ideias formadas sobre o futuro e sobre eles mesmos. Soma-se a isso o fato de que passar no vestibular pode desencadear nos estudantes pressões próprias e da família, o que pode deixar esse período de escolha e estudos ainda mais atribulados.

Segundo a coach acadêmica e professora das disciplinas de Desenvolvimento Gerencial e Gestão de Carreira dos cursos da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Maria de Lurdes Zamora Damião, o estudante deve, primeiro, escolher o curso no qual quer se candidatar, de forma consciente, levando em consideração seus interesses pessoais e habilidades, assim como uma pesquisa de mercado sobre opções, facilidades e desafios do curso escolhido.

“Um profissional especializado em orientação vocacional pode ajudar, afinal essa etapa é importantíssima e pode colaborar com o sucesso ou o fracasso de todo processo. Se você for perfeccionista, com certeza, além de ter altas expectativas, vai exercer pressão sobre si mesmo para ter um desempenho perfeito, e, ao ser prejudicado nos resultados pela própria imposição, vai se punir severamente com culpa. O mesmo acontece se sua família alimenta essas expectativas e você se sente cobrado”, aconselha.

A preparação para o vestibular é iniciada ao longo do ensino fundamental e médio, com reforço do cursinho. O importante é estudar de forma contínua, evitando estudar excessivamente alguns dias antes da prova. A sobrecarga de informações prejudica a memorização e o entendimento do que se estuda.

Dicas para passar no vestibular

Segundo a coach, para obter resultados positivos nas provas são necessárias algumas ações e reflexões, como fazer uma gestão de tempo com horários fixos para estudar:

  • Seja organizado e crie uma rotina diária de estudo, refeições – de preferência saudáveis -, horários de descanso;
  • Seja disciplinado com hora para iniciar e terminar sua jornada ou tarefa;
  • Tenha dedicação no estudo ao longo do ensino fundamental e médio e no cursinho;
  • Tenha cuidados para manutenção da saúde mental;
  • Liste as matérias para estudar, começando sempre pelas mais desafiadoras e encerrando com as menos desafiadoras;
  • Termine a tarefa que você iniciou, sem fugir das dificuldades;
  • Estudo exige concentração, portanto, tudo o que puder desviar sua atenção ou prejudicar sua concentração deve ser evitado;
  • Procure um local silencioso, arejado, bem iluminado e sem trânsito de pessoas;
  • Alimente-se bem, mas não estude logo após as refeições;
  • Esteja descansado;
  • Faça atividade física com regularidade;
  • Para ajudar, utilize agendas e programas de produtividade (Trello, Blinklist, Pushbullet e outros).

Por fim, Maria de Lurdes aconselha que os jovens busquem terapia se precisarem lidar com as próprias expectativas e da família, para viver de forma mais leve oferecendo o seu melhor.

“De repente, em uma prova você está preparadíssimo para obter um excelente resultado, mas é prejudicado por uma questão emocional. Se sentir que a ansiedade ou outro problema emocional pode prejudicar, busque ajuda. Terapia é uma estratégia fabulosa para conhecer-se, prevenir e desenvolver a saúde mental. E se não passar de primeira, como diz o ditado: vida que segue. Você capricha no estudo e prepara-se melhor para o próximo vestibular”, finaliza.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes