Principal

Dia da Visibilidade Trans é celebrado com Cine Debate na UFMT

2 minutos de leitura
Dia da Visibilidade Trans é celebrado com Cine Debate na UFMT

Reprodução

about ray

About Ray‘ é o filme de Gaby Dellal sobre as vivências de um adolescente transexual

O dia 29 de janeiro é marcado pelo Dia da Visibilidade Trans no Brasil, quando, em 2004, travestis e transexuais estiveram no Congresso Nacional para apresentar suas demandas aos parlamentares pela primeira vez na história do país. Em Cuiabá, a data será lembrada com um Cine Debate sobre o filme ‘Meu nome é Ray’ nesta quarta-feira (31), a partir das 14 horas, no Auditório do Instituto de Educação (IE) da UFMT.

O evento é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (IBRAT-MT) e a Organização de Transindentidades Masculinas de Mato Grosso (OTIMA-MT). “A ocasião é interessante para que a população ‘cis’ [não-trans] saiba o que está sendo debatido e o que já conseguimos conquistar, então é um diálogo fora da ‘sigla T’ [que significa identidade de gênero]”, afirma Valentim Félix, primeiro homem transexual graduado na UFMT e um dos facilitadores do debate.

O filme conta a história de Ray, jovem que foi designado ao gênero feminino ao nascer, mas nunca se identificou como tal. Enquanto se prepara para fazer a cirurgia de redesignação de gênero e iniciar o processo de terapia hormonal com o uso de testosterona, sua mãe, Maggie, tenta encontrar a melhor forma de lidar com a questão. No entanto, a avó homossexual de Ray, Dolly, recusa-se a aceitar a resolução, criando um conflito familiar.

“O filme vai tratar sobre questões dos homens trans na pré-hormonização, menores de idade que necessitam da autorização dos pais e trará questões sobre violência, abandono familiar, vasão escolar e o desamparo já na infância”, revela Valentim.

O debate também contará com a participação de Benjamim Braga e mediação de Lupita Amorim. “É importante sempre estar falando da violência que as pessoas trans sofrem, desmembrando a sigla LGBT, porque as pessoas confundem identidade de gênero com orientação sexual e esta data é para celebrar a luta pela identidade de gênero”, explica.

Confira o trailer:

YouTube video

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes