Principal

Designer de moda cuiabana faz sucesso criando bolsas e acessórios feitos com descartes

3 minutos de leitura
Designer de moda cuiabana faz sucesso criando bolsas e acessórios feitos com descartes

Foto divulgação

Quidaza

Bárbara Quidaza cria bolsas geométricas há 5 anos

Em 2013, quando a design de moda Bárbara Quidaza voltou para a faculdade de moda, teve sede de produzir com as próprias mãos. Com uma pegada alternativa no início, arriscou-se com linhas de acessórios costurados em malha e arame. “Lancei brincos e colares na faculdade e vendi super bem; isso me estimulou a explorar esse mercado sustentável, mas ainda sentia falta de alguma coisa”, conta a artesã.

Com as primeiras criações, ela participou de feiras, mas não demorou muito para refletir sobre outros tipos de produção e, na contramão da indústria acelerada, imaginou que poderia investir neste tipo de processo criativo. Foi quando, em uma de suas viagens, desta vez para Curitiba, percebeu muitos retalhos em uma casa de couro que visitou.

“Comprei um pedaço de couro para testar minha produção, não sabia ao certo como seria o resultado, fiz deste retalho mais colares e brincos, uma bolsa redonda com jeans usado e uma bolsa quadrada de papel, couro e tecido. As peças ficaram lindas e, quando voltei a Cuiabá, uma amiga viu o resultado de uma dessas bolsas, ficou apaixonada, pediu uma para ela e, desde então, não parei mais de fazer bolsas geométricas através do descarte”, explicou.

Entre os materiais que Bárbara mais usa estão papelão, couro, courino, retalhos de couro ecológico e diversas matérias primas que às vezes ganha de seguidores. “O meu processo de produção é manual. Dificilmente uso máquinas para desenvolver os produtos. Sou eu que faço cada detalhe, perfuro, transpasso o couro no couro, faço as tiras e etiquetas. Minha marca “Quidaza” tem como conceito o slow fashion, que é um processo alternativo de confecção que promove, além de peças, a consciência socioambiental, pois vem a partir de material que seria direcionado ao lixo, mas nós o recuperamos e criamos algo inventivo. O desafio é sempre deixar o produto bonito e com qualidade, para poupar o meio ambiente”, finalizou.

Quem quiser conhecer melhor o trabalho da Bárbara, basta procurá-la nas redes sociais por meio do instagram, ou fan page “Quidaza”. As peças são feitas por encomenda.

Foto divulgação

QUIDAZA2

Acessórios “Quidaza” também são expostos em feiras sustentáveis

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes