Variedades

De Mato Grosso, biblioteca “sem parede e sem teto” ganha prêmio nacional

4 minutos de leitura
De Mato Grosso, biblioteca “sem parede e sem teto” ganha prêmio nacional

Não há paredes e não há teto, mas a Biblioteca Pública Municipal de Juína (a 737 km de Cuiabá) está perfeitamente consolidada. Ainda mais agora, figurando entre as dez bibliotecas públicas brasileiras que mais contribuem com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

De caráter itinerante, ela é montada em todos os eventos da cidade, zona rural e aldeias indígenas. Dados os esforços dos envolvidos, foi assim que a biblioteca batizada como Professora Maria Santana conquistou o segundo lugar no concurso Conecta Biblioteca, prêmio que celebra iniciativas que contribuem para a transformação social de suas comunidades.

Integrando o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBPMT) – a biblioteca de Juína existe há mais de 30 anos e se destacou por estimular a leitura e a formação e ampliação do número de leitores. Crianças e adolescentes se reaproximaram da biblioteca.

A identificação das demandas do município e o protagonismo jovem renderam atividades de estímulo à leitura, como rodas de conversa, sarau em praças públicas e ações itinerantes nos eventos oficiais do município, além da criação do Comitê “Jovens Conectados com a Biblioteca”.

Por estar entre os três primeiros lugares, os responsáveis pelo projeto em Juína ganharão uma viagem à Colômbia para imersão em experiências bem-sucedidas de bibliotecas públicas. Também serão convidados a compartilhar suas experiências como uma das dez melhores práticas em evento, evento que será realizado em dezembro deste ano, no Rio de Janeiro.

“Rompendo paredes, derrubando muros”

Tudo começou a partir de 2012, quando Juína aderiu ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Inicialmente, era necessário organizar a sociedade civil por meio dos conselhos de políticas públicas, para estimular a participação da sociedade e incentivar os cidadãos a apresentarem propostas que seriam inseridas no Planejamento Estratégico do município.

Em 2013, a Secretaria de Articulação Institucional e a Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras do TCE realizaram oficinas para que os conselhos municipais funcionassem efetivamente como instrumentos de controle social e participação democrática.

A partir daí, a revitalização da biblioteca de Juína passou a ser meta do Planejamento Estratégico e diversos segmentos da comunidade se uniram para criar projetos, entre eles o “Amigo do Livro e da Leitura”, em parceria com o Poder Judiciário e as oficinas na aldeia Pé de Mutum, do povo Rikbatsa, para professores indígenas. Foram doados para a comunidade mais de 3 mil livros e em três anos a biblioteca passou de 600 usuários para 8 mil pessoas que buscam a leitura como entretenimento.

Para a coordenadora do PDI em Juína, Viviane dos Anjos Pinheiro, o reconhecimento conquistado pela Biblioteca Municipal se deve ao respeito entre o Poder Executivo e a comunidade, buscando atender as propostas de interesse da maioria.

“Recriamos a biblioteca, que rompeu paredes e está em toda parte, incentivando a leitura e entretendo a população”, disse. Nos dias em que a biblioteca vai para a rua, cerca 4 mil pessoas abrem livros e interagem com os demais visitantes. Existem quatro comitês Jovens Conectados com a biblioteca e 50 jovens voluntários.

Sobre o Conecta Biblioteca

Concorreram ao prêmio bibliotecas de todo o país, que aderiram ao Programa Conecta Biblioteca, realização da Recode e da organização norte-americana Caravan Studios, uma divisão TechSoup. O prêmio valoriza os profissionais que lideraram a elaboração e implementação das novas atividades a partir das demandas identificadas em cada município.

Realização da Recode e da Caravan Studios, o Conecta Biblioteca é um programa nacional de estímulo à transformação social por meio de bibliotecas públicas. Para isso, promove apoio e formação a uma rede de profissionais de bibliotecas. Adicionalmente, visa contribuir com o fortalecimento e a sustentabilidade da rede nacional de bibliotecas.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS). O Conecta Biblioteca tem o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes