Comportamento

Dá para se prevenir do golpe das bagagens trocadas? Listamos 5 dicas

É verdade, nenhuma tática é infalível contra os criminosos, mas tomar cuidados adicionais não custa nada

2 minutos de leitura
Dá para se prevenir do golpe das bagagens trocadas? Listamos 5 dicas
(Foto: Alexandr Podvalny / Pexels)

O caso das duas brasileiras presas na Alemanha após terem suas bagagens trocadas por malas cheias de cocaína tem assustado muitos viajantes. Mesmo pessoas que vão para destinos nacionais, passaram a tomar cuidados adicionais nos aeroportos.

Os criminosos utilizam diversas táticas. Uma delas é a distração. Eles se aproveitam de um momento em que o passageiro está distraído, como durante o check-in ou no momento de despachar a bagagem, para trocar a mala  por outra similar. Outra tática é a clonagem da etiqueta de identificação. E a polícia já investiga a hipótese de criminosos que se infiltram nas equipes que trabalham nos aeroportos.

Nenhum método é 100% infalível para se prevenir desse tipo de golpe, mas dicas de segurança podem ser muito úteis. Por isso, o LIVRE separou algumas delas para você.

1. Identifique bem sua bagagem

Coloque etiquetas com seu nome e informações de contato do lado de dentro e de fora. Tire uma foto dela no momento do despacho. Isso ajudará a localizá-la, caso seja trocada.

2. Não a perca de vista

Mantenha sua bagagem com você o tempo todo, inclusive em banheiros e outros locais públicos. Sempre que for possível, inclusive, prefira viajar com bagagem de mão.

3. Feche bem sua mala

Use cadeados, lacres ou capas protetoras. Eles não infalíveis, é verdade, mas dificultam o acesso de possíveis criminosos. Além disso, se sua mala for violada, vai ser mais fácil identificar e provar que isso ocorreu.

4. Rastreie

Considere utilizar rastreadores, como Apple AirTag ou Samsung SmartTag, para monitorar a localização da sua bagagem.

5. Personalize

Utilize fitas, cores diferenciadas ou, até mesmo, imprima sua própria foto na mala para torná-la facilmente identificável e menos atraente para possíveis criminosos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
3
Inspirado

Principais Manchetes