Principal

Cuiabá ganhará plataforma digital para criação colaborativa de filmes

4 minutos de leitura
Cuiabá ganhará plataforma digital para criação colaborativa de filmes

Produtores de cinema, fãs de filmes, séries e games, ganharão uma plataforma digital interativa que está sendo desenvolvida para promover a criação de produtos a partir da interação com o público e os investidores da economia criativa. A plataforma FILMJOIN vai funcionar como uma rede social que conectará as partes da cadeia produtiva, desde a criação de roteiros até a própria produção. A novidade será lançada no próximo sábado (09), às 20 horas, no café-bar Metade Cheio.

Divulgação

film join

“A gente sempre procura uma forma de fazer os filmes chegarem ao público e entender porque as produções nacionais dão pouca bilheteria” explica o idealizador do projeto Johnny DiBartolo. Produtor com experiência nacional e internacional na área há 30 anos, ele conta que a ideia surgiu do anseio profissional do setor em criar meios para alavancar o cinema brasileiro.

Segundo Johnny, a plataforma funcionará como uma rede de perfis de produtores e fãs que irão se conectar por comunidades de interesse e por investimento de uma moeda digital própria. “É uma moeda de troca do produtor que investe uma quantidade por mês e distribui entre os fãs que colaborarem”, afirma.

Ele ainda explica que isso possibilita que o usuário crie uma poupança e volte a interagir comprando o filme. Além disso, a nova ferramenta prevê testes de audiência e busca atrair investidores com o próprio público organizado. “A gente sabe que muita gente vê filme no Brasil, mas a produção nacional ainda tem pouco resultado financeiro”. Para o idealizador, a iniciativa também cria uma nova forma de rede social com um propósito, voltada para a construção de algo novo.

O projeto foi selecionado em um edital de mais de 60 projetos e participa do programa Trilhas IDEAÇÃO, do MT Criativo, uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado do Mato Grosso e o SEBRAE-MT. Após 90 dias de workshops e consultorias, o projeto está sendo executado em conjunto com alunos de Comunicação Social da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com coordenação do estudante Gabriel Felipe.

Arquivo Pessoal

Gabriel e Johnny

O idealizador do projeto Johnny DiBartolo e o estudante Gabriel Felipe.

A partir disso, uma parceria institucional está sendo construída com o novo curso de Cinema e Audiovisual e o departamento de Comunicação Social da UFMT para que o projeto possa ser desenvolvido dentro do espaço acadêmico nos próximos semestres. O projeto será incubado no EIT-Escritório de Inovação Tecnológica, órgão da Faculdade de Computação, também da UFMT, e a ideia é que a plataforma esteja no ar em abril, com resultados até o fim do próximo ano.

Para os que ficaram interessados, Johnny DiBartolo explicará melhor sobre a novidade durante o lançamento (Rua Comandante Costa, 381). Mas ele já adianta as chamadas que estão sendo feitas para que a plataforma se construa já a partir da interação. Confira:

IDEIA CUBO
É um desafio de criar de forma interativa, entre fãs e produtores, ideias para filmes de curta metragem, tendo com tema as 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU- Organização das Nações Unidas.

GAME CUBO
É um projeto de estimulo para criação de games através de uma nova experiência de produção! É uma chamada para produtores/desenvolvedores e fãs que queriam participar da criação e produção de novos games em formato de colaboração.

PRO CUBO
É uma chamada para produtores audiovisuais profissionais e fãs que queiram participar da plataforma FILMJOIN.

PLAY CUBO
É um projeto para criar uma nova experiência de assistir filmes! É uma chamada para fãs que queriam participar da criação de uma plataforma VOD – Vídeo on demand que pretende disponibilizar uma experiência cinematográfica inovadora através de mergulhos audiovisuais nas carreiras e processos criativos dos grandes diretores e produtores de cinema de todo o mundo.

Inscreva-se no evento e comece a se conectar com o JOIN e saiba mais no site

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes