Colunas & Blogs

Conversas musicais – Free Fallin’, John Mayer.

2 minutos de leitura
Conversas musicais – Free Fallin’, John Mayer.

Essa foi uma música que embalou muitos romances dos jovens adolescentes da minha época. Sou de 1994, então, deixo a matemática por sua conta.

Antes de mais nada, uma correção. Essa composição na verdade é do Tom Petty, um grande músico americano. Mas eu imagino que foi através do John Mayer o contato de muitos.

A canção começa de forma sutil e vai aumentando até chegar no seu clímax. É muito bem arranjada com três violões e três vozes, o que a faz soar muito harmônica e completa. Agora, vou colocar a letra dessa música em foco.

Acompanhe esse trecho:

“She’s a good girl, loves her mama
Loves Jesus and America too
She’s a good girl, crazy ’bout Elvis
Loves horses and her boyfriend too”

“Free fallin” começa falando de uma menina, descrevendo seus gostos e as pessoas do seu entorno. Por esse primeiro parágrafo podemos ter nossa impressão sobre como é essa pessoa. Mas o que eu queria saber mesmo, era quem está do outro lado da caneta escrevendo.

Se você quiser, faça esse exercício de imaginação: ouça e música e leia a letra até o final, depois tente me dizer quem é essa pessoa.

Caso você esteja sem tempo ou paciência, vou logo dizer minha impressão.

Isso é uma percepção minha, sem confirmações do compositor, mas eu penso que seja o pai cantando para a sua filha.

Por que eu acho isso?

Porque ele não é citado lá naquele primeiro parágrafo, na verdade, o pai não é citado em momento algum. Além disso, enxergar essas palavras sob um olhar de um pai ausente e arrependido faz todo o sentido para mim, analisando a letra como um todo.

No refrão há uma dor escondida no jogo de palavras que dá nome a música.

“And I’m free, free fallin’, fallin”

Ele começa dizendo que está livre, em seguida complementa que é uma queda livre. Nesse momento eu imagino a seguinte situação: após o pai ter abandonado sua filha, ele pode ter se sentido livre, mas foram breves esses momentos.

Porque nunca mais ele teve paz. O que aparentava ser liberdade se tornou a escravidão desse pai arrependido.

Pode ser que a letra fale de uma outra coisa e não tem problema. A maleabilidade da arte está a nosso favor, e não o contrário. Sempre que puder te convidado a ter conversas musicais com as músicas que você gosta.

Marco Túlio é músico, publicitário e professor. Seu instagram é @omarco.tulio

 

 

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes