Comportamento

Conheça seis benefícios de se aprender um novo idioma

Saber outra língua abre um número infinito de oportunidades de realizações pessoais e profissionais

6 minutos de leitura
Conheça seis benefícios de se aprender um novo idioma

Aprender um segundo idioma traz benefícios que sempre refletirá positivamente na vida profissional e social de qualquer pessoa. Algumas línguas como o inglês e espanhol já fazem parte da grade escolar, mas para adquirir fluência ou conquistar objetivos específicos como o certificado de proficiência, é fundamental o apoio de uma escola de idiomas especializada.

Para que estejamos preparados para um futuro de mais oportunidades, é importante começar o quanto antes. Quanto mais tempo tiver para aprender, o aluno poderá administrar melhor como assimilar um novo idioma e atender às expectativas que deseja.

Conheça alguns benefícios em começar agora a aprender outra língua. Nada de desculpas!

 1. Estimular o cérebro

O cérebro humano é um grande mistério. A ciência está constantemente pesquisando para compreender toda sua capacidade e, também, desvendar como se manifestam doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e outros.

O que já se sabe é que é extremamente benéfico estimulá-lo com novas informações, exercitar a memória formando novas conexões neurais, as sinapses.

Não existe um idioma estrangeiro que não possa ser aprendido. Algumas podem ser mais desafiadoras por estarem distantes do que estamos acostumados a compreender, como por exemplo o alfabeto japonês. Mas, explorar o desconhecido irá resultar em benefícios para que os neurônios criem novas associações cognitivas e exercitem a memória ativa, tornando mais fácil novos aprendizados de modo geral, e não somente de um novo idioma.

 2. Aumentar as chances de emprego

Se alguém quiser uma boa colocação no mercado de trabalho ou melhor ganho salarial, é obrigatório ter fluência em, pelo menos, o inglês.

Atualmente, para ter o “diferencial”, o candidato tem buscado escola de idiomas para aprender uma terceira ou mais línguas estrangeiras.

Com o mundo globalizado e a facilidade em conectar pessoas de vários países, o profissional está exposto a mais interações e a colocar em prática o que aprendeu. Foi-se o tempo em que era aceitável a compreensão mediana nos altos cargos de uma empresa.

3. Novas possibilidades de trabalho

Com a alta concorrência no mercado, explorar a fluência em outro idioma pode ampliar as oportunidades de trabalho para quem deseja ser autônomo, sendo possível atuar em diversas áreas como veremos a seguir.

Alguém que já saiba outra língua pode atuar dando aulas, sendo tradutor e intérprete, revisando textos, produzindo conteúdos para editoras e agências de publicidade, fazer parte de assessorias de comunicação… Enfim, são infinitas possibilidades que se abrem apenas por saber outro idioma.

Estamos na era da informação, vivendo um mundo digital em que os avanços tecnológicos tornam a comunicação cada vez mais veloz. A projeção é de um mercado aquecido para quem dominar algum idioma a mais.

Uma faculdade de Letras poderá aprofundar o domínio em outros aspectos. Antes, é importante saber que este curso não é o ideal para aprender um novo idioma. Geralmente, é necessário que o aluno já tenha a compreensão para acompanhar as aulas da graduação.

Isso porque, são abordagens bem diferentes entre um curso superior e um curso de idiomas.

No curso de idiomas, o aluno aprende a língua através de metodologias desenvolvidas para aprimorar pronúncia, escuta, memorização, etc.

Na faculdade de Letras, o aluno vai aprender a analisar características e estruturas de linguística, sintaxe, semântica, morfologia e literatura, além de alguns conhecimentos específicos para exercer a docência, no caso de licenciatura.

4. Realização Pessoal

Superar cada fase de ensino traz um sentimento de realização pessoal ao perceber os resultados de melhora ao longo do tempo.

É gratificante ler livros, assistir a filmes e conversar com os estrangeiros na língua deles com segurança. Só quem domina o idioma consegue compreender todas as nuances de uma outra cultura.

A satisfação pessoal fortalece a autoconfiança, afinal, quem não se orgulha das habilidades adquiridas?

5. Oportunidades em outros países

Muitos países de primeiro mundo têm baixos índices de natalidade. No longo prazo, as vagas de emprego não estão sendo preenchidas devido ao fato dos trabalhadores anteriores estarem se aposentando.

Com isso, alguns países abrem programas de imigração para preencher as vagas disponíveis, desde empregos que exigem ensino superior ou vagas em trabalhos que os nativos não ocupam devido à formação mais qualificada que conseguem receber, graças a um sistema educacional mais desenvolvido.

No fim de 2022, noticiou-se que o governo italiano ofereceu até 15 mil euros para quem deseja morar na Ilha da Sardenha, na Itália! É importante frisar que o governo possui objetivos bem claros para disponibilizar esse dinheiro.

A oferta faz parte de um programa de realocação do país, devido ao fato da população deste local estar envelhecendo e onde os jovens não permanecem, por se mudarem para regiões mais metropolitanas.

Como o Brasil é formado por imigrantes de origens variadas, muitos dos seus descendentes têm procurado a dupla cidadania para buscar oportunidades melhores nos países dos seus antepassados.

Algumas exigências de empresas e instituições de ensino para quem quiser concluir ou complementar a formação, são os certificados de proficiência na língua nativa. Isso permite atestar que o interessado compreende o idioma em determinados níveis de classificação, em termos de escrita, escuta e fala, para atender aos requisitos solicitados.

No exemplo citado da França, o candidato brasileiro precisaria já saber falar ou, ao menos, ter realizado um curso de italiano para solicitar a certificação de proficiência na língua italiana, através dos testes como CELI – Certificado de Conhecimento da Língua Italiana (Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana), da Universitá per Stranieri di Perugia e o CILSCertificazione di Italiano come Lingua Straniera, da Universidade de Siena.

Ambos apresentam vários níveis de avaliação de domínio da língua italiana.

6. Enriquecimento cultural

Já se diz que a maior riqueza do indivíduo é o que ele conquista para a alma. É imensurável o quanto viajar e estar em contato com outros povos abre nossa visão de mundo.

Estar em contato com a diversidade existente, muda nossas percepções e valores do que é importante.

São sentimentos inexplicáveis da grandeza que podemos ser quando nos colocamos além do espaço que vivemos a maior parte do tempo. Experiências que são trocadas quando podemos nos comunicar com o próximo.

Nada melhor do que conseguirmos nos expressar com toda nossa capacidade de expressão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes