Como oferecer um bom atendimento pós Black Friday

Além das estratégias de vendas, é importante encantar o consumidor com o atendimento, para impactar de forma positiva na experiência de compra.

Crédito da imagem: (Foto: Racool Studio / Freepik)

A Black Friday de 2021 está prevista para acontecer em 26 de novembro (26/11), e algumas lojas já têm preparado o início do período de promoções para uma semana antes da data ou até mesmo para todo o mês de novembro.

Entre os exemplos temos a Magazine Luiza, que já confirmou uma série de shows musicais para o dia, assim como vem realizando desde 2019. Algumas lojas iniciaram contagens regressivas para a sexta-feira de promoções, como o Shoptime e as Casas Bahia. Outras, como as Lojas Americanas e Submarino, têm orientado seus clientes a acompanharem as novidades da Black Friday por e-mail ou aplicativo.

Uma pesquisa recente da Conversion, que mostra as expectativas de consumidores brasileiros para o grande evento do comércio, também lista as lojas preferidas dos consumidores, nas quais eles pretendem adquirir produtos em promoção na Black Friday. Em primeiro lugar vem a Americanas (17,67%), seguida por Magazine Luiza (14,9%) e Amazon (11,98%). Na sequência temos Casas Bahia (9,83%), Mercado Livre (9,68%) e Shopee (6,76%).

Nesse momento, além da estratégia de vendas, é importante encantar o consumidor com o atendimento, garantindo uma boa experiência de compra do começo ao fim, até mesmo para que comprem em outras datas também.

Atendimento ao cliente

Preparar a equipe de colaboradores é um bom ponto de partida para se sair bem na Black Friday, já que com o grande volume de interesse, as empresas precisam lidar com um maior número de dúvidas, problemas e/ou reclamações.

Ações como investir em bons treinamentos e alinhar as metas e ações da empresa com os colaboradores são pontos-chave para evitar ruídos durante a campanha de Black Friday.

Canais de atendimento

Atualmente, a troca de informações entre as empresas e os consumidores está mais próxima devido ao avanço da tecnologia.

Como dito antes, ao longo Black Friday, a demanda pelo setor de atendimento de uma empresa aumenta de forma significativa. Sendo assim, é importante dar uma atenção especial e manter diferentes canais de atendimento, que podem incluir: redes sociais, chat, e-mail, aplicativos de mensagem, entre outros.

Segundo o ABRI, site que é referência na indicação de SACs das empresas no Brasil, um diferencial de atendimento para as lojas com os melhores feedbacks, sejam elas físicas ou virtuais, é a possibilidade do consumidor final tirar dúvidas pelo canal que ele preferir. Um exemplo é a maior busca pelo WhatsApp das empresas nos últimos meses. De acordo com o portal, esse vem se tornando um dos meios preferidos de muitos consumidores.

No fim, quanto mais personalizado o atendimento, maiores são as oportunidades de impactar de forma positiva na experiência de compra dos clientes.

Pós-venda

A última dica é oferecer um bom atendimento também no pós-venda. Deixe o consumidor ciente de quando os seus produtos serão entregues, se vão atrasar e também facilite o processo de troca ou devolução.

Nem sempre o pedido do consumidor irá atender às expectativas e por isso é importante facilitar os processos. Deixar claro para o cliente que ele terá uma solução rápida, transparente e justa em caso de problemas com a peça, traz confiança no relacionamento com a marca e confiança gera fidelização.

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