Cidades

Comércio de Cuiabá poderá abrir as portas no dia 12 de outubro

Por ser uma das melhores datas do ano em termos de vendas, as lojas da Grande Cuiabá foram autorizadas a operar

3 minutos de leitura
Comércio de Cuiabá poderá abrir as portas no dia 12 de outubro
(Foto: Ednilson Aguiar / arquivo / O Livre)

No dia 12 de outubro, data em que se celebra o Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, e também se comemora o Dia das Crianças, diversos estabelecimentos públicos e privados terão ajustes em seus horários de atendimento. Porém, por ser uma das melhores datas do ano em termos de vendas, as lojas de Cuiabá e Várzea Grande foram autorizadas a operar.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá), os lojistas da Grande Cuiabá precisarão observar as diretrizes estipuladas na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) específica para o setor. Para as demais cidades é importante verificar suas respectivas legislações locais.

Esta medida visa impulsionar o comércio local e proporcionar aos consumidores uma oportunidade especial para adquirir produtos e presentes.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL Cuiabá) ressalta a importância dos estabelecimentos aproveitarem a data para alavancarem as vendas, contudo devem observar cuidadosamente todas as regras da CCT.

“Entre as regras para quem vai abrir está a remuneração das horas de trabalho em dobro, incluídas as comissões das vendas do dia. E o seu pagamento se dará junto com o fechamento da folha do corrente mês em que se trabalhou”, explicou o superintendente da CDL Cuiabá, Fábio Granja.

“O dia 12 de outubro será uma excelente data para os moradores de Cuiabá e Várzea Grande, que terão a oportunidade de desfrutar de um comércio em pleno funcionamento, celebrando não apenas a fé, mas também a alegria das crianças e fomentando a economia local”, completou.

Órgãos públicos

Neste dia não haverá expediente nos órgãos públicos estaduais e municipais. Porém, os serviços públicos essenciais, como de saúde e segurança vão funcionar em regime de plantão.

“Como a data será celebrada em uma quinta-feira, na sexta, dia 13 de outubro, deverá ser ponto facultativo nos órgãos públicos”, explicou Granja.

Bancos

Nas agências bancárias, segundo o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e do Ramo Financeiro do Estado de Mato Grosso (SEEB-MT), também não haverá atendimento.

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) informa que as contas de consumo, como de água, energia, telefone e de carnês que tiverem essa data como vencimento, poderão ser pagas no primeiro dia útil após o feriado. Os serviços de caixa eletrônico, internet banking, mobile banking e de banco por telefone estarão disponíveis.

Shoppings e comércio de rua

Os shoppings também estão autorizados a funcionar, tanto as lojas quanto as praças de alimentação, desde que os empresários sigam todas as regras estabelecidas pelas suas respectivas CCTs. O horário de funcionamento das praças de alimentação será das 10h às 22h e das lojas das 14h às 20h.

Já o horário do comércio de rua, é facultativo a abertura durante todo o dia, porém a maioria deve abrir somente no período matutino.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes