Variedades

Com tom político, espetáculo do Espanca será encenado sábado e domingo, no Sesc

2 minutos de leitura
Com tom político, espetáculo do Espanca será encenado sábado e domingo, no Sesc
Foto de Eric Bezerra

Apresentadas em sequência, quatro curtas obras compõem  o espetáculo REAL, um tipo de revista política do grupo Espanca! (MG), em cartaz no teatro do Sesc Arsenal neste sábado e domingo (07 e 08), às 20h.  Os ingressos são gratuitos e todas as sessões terão interpretação em libras e audiodescrição.

Um linchamento, um atropelamento, uma chacina policial e um movimento grevista. O espetáculo é inspirado em fatos recentes que marcaram a sociedade brasileira.

A primeira, Inquérito, com texto de Diogo Liberano, propõe um jogo violento numa poética muito próxima da que o Espanca! vem desenvolvendo ao longo dos anos. Roberto Alvim escreveu O Todo E As Partes, cuja encenação utiliza princípios do teatro de bonecos. Parada Serpentina dilui as fronteiras entre o teatro e a dança, partindo de estudos sobre o movimento, princípios da dança contemporânea e sistemas corporais urbanos. Já Maré parte de um trabalho sonoro com o texto de Márcio Abreu, priorizando a musicalidade da fala dos personagens.

De acordo com Gustavo Bones – que ao lado de Marcelo Castro, coordenou a equipe de criação composta por parceiros do grupo – cada um deles assume diferentes funções em cada uma das peças. “Nós criamos quatro peças de teatro ao mesmo tempo, sendo que cada uma delas é um sistema distinto, um universo muito diferente do outro”, completa Bones.

“Foi isso que nos aproximou do conceito de ‘teatro de revista’. Essa variedade de linguagens, junto da ideia de criar esquetes teatrais a partir de fatos políticos recentes”, explica Gustavo Bones.

Entre os melhores espetáculos

REAL estreou em São Paulo em 2015 e foi apontada como um dos dez melhores espetáculos do ano pelo Estadão. Já circulou por 7 cidades do Estado de Santa Catarina e cumpriu temporadas em Belo Horizonte e Curitiba, além de compor a programação do Festival Internacional de Teatro de BH e do Cena Brasil Internacional, no Rio de Janeiro. Também foi indicado ao 3º Prêmio Copasa/Sinparc de Artes Cênicas de MG nas categorias melhor espetáculo, melhor texto inédito e melhor atriz (Gláucia Vandeveld). Este ano, o espetáculo REAL passou por Campo Grande e Dourados, antes de chegar à Cuiabá, nesta curta temporada pela região Centro-Oeste.

A circulação tem patrocínio Petrobras Distribuidora e realização do Governo Federal e Ministério da Cultura.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes