Variedades

Com “Salvando Dino”, Nilton Pinto quer despertar consciência ambiental de forma lúdica

3 minutos de leitura
Com “Salvando Dino”, Nilton Pinto quer despertar consciência ambiental de forma lúdica

A literatura mato-grossense ganha mais uma obra, à ocasião da comemoração do tricentenário de Cuiabá. O autor Nilton Pinto lança na próxima terça-feira (02.04), o livro “Salvando o Dino”, no foyer do Teatro Universitário.

A história de ficção “Salvando Dino” desencadeia uma narrativa preocupada com a fauna e a poluição das nascentes do Rio Cuiabá e do Pantanal Mato-Grossense. A ação é conduzida por diversos personagens da fauna pantaneira. A narrativa começa no Pantanal, se desenvolve no rio Cuiabá e retorna ao Pantanal, encerrando a trama com recados da educação ambiental para crianças e adultos.

A questão levantada pela história é “a preocupação das pessoas com a poluição do meio ambiente e a antecipação de atitudes das crianças e adultos com a finalidade de salvaguardar a natureza”, destaca Nilton Pinto.

Por meio de uma narrativa despretensiosa, de cunho bem regionalista, foi possível a construção de vários elementos como a criação de uma leitura participativa com o convite ao leitor para buscar as formas e meios de proteger a fauna do Pantanal de Mato Grosso.

Cabe destacar que o livro também conta com ilustrações maravilhosas e inéditas do artista plástico Benedito Nunes. Com isso o livro fica com a cara de Cuiabá, um lugar plasticamente incrível, quase que esculpido à mão e com brilho próprio de um sol que teima em permanecer todos os dias ardente e belo.

Para conseguir lançar seu primeiro livro “Salvando Dino”, aprovado pela editora da UFMT, o escritor Nilton Pinto contou com o apoio de amigos do livro, simpatizantes da literatura e profissionais da UFMT, como o recebido do Prof. Dr. Fernando Tadeu de Miranda Borges, que não mediu esforços para que o livro fosse lançado na semana das comemorações do aniversário da cidade de Cuiabá.

Para Fernando Tadeu, “o livro vem num momento importante da nossa história ambiental, traz inquietações que não podem ser adiadas, reforça o amor que devemos cultivar pelo rio Cuiabá, maior fonte de vida da cidade, prepara os administradores do amanhã, além dos muitos recados para os adultos do presente”.

Sobre o Autor

Nilton Pinto, Graduado em Letras e Ciências Contábeis, Pós-Graduado em Gestão Ambiental, Viabilidade Econômica e em Projetos Ambientais e Indústrias, Gestão Pública, Auditoria e Controladoria em Serviços Públicos todos pela UFMT. Servidor público da UFMT. Foi Professor do Ensino Básico no Município de Cuiabá, em 2005, tendo sempre manifestado interesse pela Literatura Infantil, pelo meio ambiente e pela educação ambiental. A preocupação com a poluição do Rio Cuiabá e do Pantanal de Mato-Grossense o obrigou a escrever o livro “Salvando Dino”..

Sobre o Ilustrador

Benedito Nunes, pintor de desenhista, começou a pintar em 1978, frequentando o Ateliê da Fundação Cultural de Cuiabá – MT. Foi orientador do mesmo ateliê entre 1984 e 1987. Expôs individualmente na Casa da Cultura (1983); no Happening Escritório de Arte (1990); Pádua Galeria, onde apresentou uma breve retrospectiva de sua carreira (1995), na Galeria Dalva de Barros (1998), em mostra intitulada “Paisagem do Centro Oeste” com a exposição “Orifício” (2014). Galeria Sesc Arsenal, todas em Cuiabá – MT.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes