Cidades

Com previsão de ventos de até 100km/h, bombeiros e Energisa fazem alerta em MT

Atenção é para evitar acidentes durante tempestades em áreas urbanas e rurais, que serão geradas com a chegada de uma frente-fria

2 minutos de leitura
Com previsão de ventos de até 100km/h, bombeiros e Energisa fazem alerta em MT
(Foto: 9ªCIBM/CBMMT)

O outono começou com um alerta de temporais em Mato Grosso nos próximos dias. Segundo a meteorologista e consultora da Energisa Ana Paula Paes, as chuvas devem ser intensas até o início da próxima semana, principalmente no centro-sul e oeste do estado, com ventos de até 100 km/h. As condições são geradas por causa da chegada de uma frente-fria que já colocou outras regiões do país em atenção.

“Esse canal de umidade está se formando desde o sudeste do Brasil até a região central do país. Além disso, essa massa deve encontrar pontos de calor em Mato Grosso, tornando o tempo ainda mais instável, principalmente entre domingo e segunda-feira”, explicou a especialista.

Por causa do risco, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso junto e a concessionária de energia estão reforçando preventivamente as orientações de segurança com a comunidade. A companhia está em estado de alerta, com efetivo em sobreaviso.

“Nós estamos monitorando a evolução dessa massa de instabilidade em tempo real dentro do nosso Centro de Operações Integrado e repassando esses dados ao Corpo de Bombeiros e às prefeituras, para estarmos preparados para eventuais ocorrências”, esclareceu o gerente de operações da Energisa, Anderson Rodrigues.

Uma dica importante em uma situação de tempestade é procurar um lugar seguro. “Não fique em áreas abertas e descampadas ou embaixo de estruturas metálicas e de árvores, que ser podem cair em rajadas de vento ou serem atingidas por raios”, afirma o tenente-coronel BM Heitor Fernandes da Luz, comandante da Regional I.

Outro ponto de atenção são áreas alagadas ou com cabos partidos, mesmo os de telefonia, que podem estar energizados.

“Esse cuidado é muito importante. Se houver cabo partido na rua ou tocando um automóvel, por exemplo, é importante isolar o trecho e fazer contato de imediato com a Energisa ou até mesmo o Corpo de Bombeiros pelo 193. Nessas condições há risco de acidentes e choques. Por mais que as nossas redes tenham proteções, com eletricidade é preciso ter atenção máxima”, ressaltou o gerente de operações.

A mesma dica vale para dentro de casa, com a retirada de equipamentos da tomada. Além disso, a poda preventiva de árvores que podem tocar na rede elétrica.

Canais de atendimento:

Corpo de Bombeiros Militar: 193

Energisa:
App Energisa ON
Whatsapp Gisa (65) 9 9999-7974
energisa.com.br
0800 646 4196

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes