Cidades

Civil cumpre 128 mandados de prisão contra acusados de fraudes ambientais; veja nomes

3 minutos de leitura
Civil cumpre 128 mandados de prisão contra acusados de fraudes ambientais; veja nomes
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

Uma grande operação para prender pessoas suspeitas de envolvimento em uma fraude ambiental que ultrapassa R$ 160 milhões foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (13), pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso.

Serão cumpridos 128 mandados de prisão e 12 de busca e apreensão. Os alvos são representantes legais e operacionais, engenheiros florestais e ex-servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

A operação intitulada “Terra a Vista”, é oriunda de inquérito policial conduzido pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), com o objetivo de investigar uma organização criminosa que atuava na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), fraudando o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora).

Os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, expedidos pela Juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Mendes, são cumpridos em vários municípios do Estado de Mato Grosso. Em Cuiabá, Várzea Grande, Itaúba, Guarantã do Norte, Sinop, Alta Floresta, Nova Bandeirantes e Arenápolis, 22 pessoas foram presas nas primeiras horas do dia.

A Polícia Civil também está em Nova Monte Verde, Apiacás, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Matupá, Marcelândia, Claúdia, Santa Carmem, Ipiranga do Norte, Feliz Natal, Sorriso, Juara, Aripuanã, Porto dos Gaúchos, Castanheira.

A investigação

O trabalho de apuração começou em 2014, com o auxílio de uma auditoria realizada pela própria Sema, que descobriu um esquema de fraude no sistema na criação de créditos florestais, beneficiando diversas empresas do ramo madeireiro e terceiros (com inserção de dados falsos no sistema).

Muitos créditos circularam para outras empresas gerando Guias Florestais inidôneas, as quais podem ter sido usadas para acobertar operações ilegais, promovendo, em tese, tanto a circulação de produto florestal de origem ilícita, quanto a lavagem dos valores correspondentes a essas mercadorias ilegais (madeiras extraídas ilegalmente, lavagem de dinheiro).

“Os elementos informativos constantes demonstraram que das dez madeireiras criadas para participar do esquema delituoso, nove receberam créditos fraudados e utilizaram em suas respectivas ‘transações’ comerciais espúrias, por meio de seus representantes operacionais que utilizaram suas senhas e logins para emitir as Guias Florestais ilícitas, simulando o transporte das madeiras para outras madeireiras, quando, na realidade, eram apenas transferidos os créditos para derrubada de árvores que poderiam ser utilizadas em qualquer região do Brasil”, explica trecho da decisão da juíza Ana Cristina Mendes.

Os presos

O cumprimento dos mandados de prisão e apreensão é realizado por policias civis da Diretoria de Atividades Policiais, Diretoria do Interior, Diretoria Metropolitana e Diretoria de Inteligência. A investigação tramita em sigilo de Justiça, mas os nomes estão sendo divulgados conforme as prisões são confirmadas. Veja lista.

Cuiabá:
Theophilo Nelson Cunha
Juliana Aguiar da Silva

Várzea Grande:
Edmilson Rodrigues da Silva
Alex Sandro de Medeiros Nascimento

Itaúba:
Edvaldo Luiz Dambros

Guarantã do Norte:
Jonas Moreira Ribeiro

Sinop:
César Farias
Fernando Bruno Crestani
Getúlio da Silva Pinto
Antenor Baldono dos Santos
Artêmio Afonso Pontello
Byron Robaldino Félix
Juarez Didone
Leonardo Crestani
Luiz Derli Xavier Martins
Michel Douglas de Paula Rocha
Paulo Menegazzo

Alta Floresta:
Ricardo Gonçalves Dias
Flávio Luiz Rosa
Paulo de Souza Peres

Nova Bandeirantes:
Jaqueline Ortega Inácio
Arenápolis:
Cláudia Regina Faganelo

Marcelandia:
Devair Alves de Souza
Nelsi de Fátima Duarte
Jussara Maria de Lima
Volnei Roberto tirapeles
Noeli Ricci Grandini
Mariza borin giordano
Inacio dapper
Adriana Gomes Alexandre
Lindomar Antunes Franco

Sinop:
Fábio Bachmann

Guarantã do Norte:
Ronaldo Adriano Cardoso

*Atualizada às 08h48

*Com assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes