Consumo

CDL Cuiabá estima crescimento de 2% em consumos durante o carnaval 2023

O período beneficia os setores de bebidas, alimentação, agências de viagens, eventos, além de lojas de confecções, de acessórios e apetrechos

2 minutos de leitura
CDL Cuiabá estima crescimento de 2% em consumos durante o carnaval 2023
(Foto: Suellen Pessetto/ O LIVRE)

De acordo com estudo realizado com 281 pessoas no principais centros comerciais da capital, pelo Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), aproximadamente 14% da população deve cair na folia e 86% não, sendo que do montante que vai aproveitar a festa, a maioria representada por 53% ficará na própria capital, 32% pretende ir para cidades vizinhas da capital (baixada cuiabana), 6% pretendem passar o período fora de Mato Grosso, 5% em outras cidades do Estado, e 4% ainda não sabem.

Além disso, dos que irão aproveitar a folia, 72% relataram participar das comemorações de rua; 15% em blocos/escolas de samba/clubes; 8% em casas noturnas; e 5% ainda não sabem.

Já dos que não pretendem cair na folia, 41% disseram que irão descansar; 18% trabalharão; 17% participarão de eventos religiosos; 12% pretendem viajar; 09% direcionaram o tempo para recreação e lazer e 03% ainda não sabem.

O núcleo de inteligência também constatou que o gasto médio no período será de R$ 286,00, o que representará um incremento próximo a 2% no consumo quando comparado com mesmo período do ano passado.

Conforme o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Fábio Granja, o período carnavalesco beneficia apenas alguns setores da economia.

“Podemos destacar principalmente os setores de bebidas e alimentação, agências de viagens, eventos, além de lojas de confecções, de acessórios e apetrechos. Cidades vizinhas a Cuiabá são muito beneficiadas com esse período, as pousadas, hotéis e pontos turísticos ficam praticamente com ocupação máxima devido às atrações turísticas e lazer”, afirma ele.

O comércio poderá abrir normalmente durante o período de carnaval, pois a data não é considerada como feriado, inclusive a quarta-feira de cinzas, que também para efeito de abertura é um dia normal de trabalho para comércio, ficando a critério de cada lojista os horários de abertura e fechamento.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes