A Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE) realizou uma operação policial na Casa Valentes de Davi e quatro moradores da comunidade foram flagrados com porções de maconha. A ação policial aconteceu em um momento em que o local passa por processo de desativação.
A delegada titular da DRE, Juliana Chiquito Palhares, explicou que o trabalho realizado nesta terça-feira (14) foi para o cumprimento de uma ordem judicial, após várias denúncias de tráfico e uso de drogas no local.
Os policiais apreenderam uma quantidade, não especificada, de maconha, e conforme a delegada, a denúncia de tráfico de entorpecentes não foi comprovada. As quatro pessoas que estavam com a droga foram encaminhadas à DRE.
Drogas não são permitidas
A responsável pela casa, pastora Fátima Correa Mendonça, negou que o lugar permita o uso de qualquer tipo de entorpecentes ilícitos e alcoólicos. Ela, em entrevista ao jornal A Gazeta desta quarta-feira (14), afirmou que os moradores são revistados antes de entrar no local.
Aqueles que são flagrados com algum tipo de material ilícito tem a entrada proibida. Para Fátima, a ação é mais uma forma de enfraquecer a comunidade e ela não acredita que tenha sido uma coincidência a operação policial, ao mesmo tempo em que é feita a realocação dos acolhidos.
Contudo, o secretário de Ordem Pública de Cuiabá, coronel Leovaldo Sales garantiu que o município não tinha conhecimento da operação, a qual, inclusive, atrapalhou o trabalho de convencimento dos abrigados a deixarem a Casa de Davi.
Determinação de realocação dos abrigados
Nesta semana, o Município, através do Comitê Intersetorial, que conta com a parceira de diversos órgãos públicos, iniciou o cumprimento da decisão judicial que determinou a realocação dos abrigados na Valentes de Davi. A justificativa é a falta de condições de salubridade do local.
A Casa foi interditada pela Vigilância Sanitária Municipal e não pode mais realizar acolhimentos. A proposta do município é encaminhar os moradores da Valentes de Davi para um abrigo municipal.
Conforme a Justiça, a realocação deve ser realizada até a próxima terça-feira (21).
LEIA TAMBÉM
- Resistência à realocação marca cumprimento de decisão judicial na Valentes de Davi
- Abrigados da Valentes de Davi fazem manifestação contra interdição da casa