Cidades

Bombeiros afirmam que incêndio no Parque Estadual Encontro das Águas está confinado

O local do incêndio é uma área de difícil acesso e as equipes trabalham por terra, água, com uso de aeronaves e monitoramento por satélites

2 minutos de leitura
Bombeiros afirmam que incêndio no Parque Estadual Encontro das Águas está confinado
(Foto: Christiano Antonucci - Secom-MT)

O Corpo de Bombeiros divulgou na noite de ontem (19) que o incêndio no Parqu Estadual Encontro das águas, localizado entre os municípios Poconé e Barão de Melgaço, está confinado em uma área alagada. O local do incêndio é uma área de difícil acesso e as equipes trabalham por terra, água e uso de aeronaves, além do monitoramento por satélites.

O comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges, sobrevoou a região para avaliar o impacto dos incêndios e estudar o emprego de mais efetivo. Ele avaliou que as estratégias utilizadas até o momento foram corretas e, por isso, as equipes conseguiram conter o fogo em uma área específica do parque.

“Nossas ações de combate são respaldadas por um trabalho técnico-científico. São militares altamente capacitados e, em conjunto com a Sala de Situação Central, em Cuiabá, traçam as estratégias de combate. Esse alinhamento é feito diariamente para garantir que todas as ações na região sejam eficientes”, afirmou o coronel.

Incêndio,
Comandante-geral dos Bombeiros, coronel Alessandro Borges (Foto: Christiano Antonucci – Secom-MT)

O comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), tenente-coronel Marco Aires, explicou que, desde a detecção do fogo, no início do mês, equipes foram enviadas ao local e, atualmente, são mais de 30 militares atuando no combate em regiões alagadas para impedir o avanço do fogo.

“Desde o momento da detecção, enviamos equipes ao local e, posteriormente, reforçamos nosso efetivo para que houvesse um combate ao fogo mais eficiente. O incêndio hoje está confinado em uma área alagada, então os aviões fizeram o despejo de água ao longo do dia para diminuir a intensidade das chamas, enquanto os bombeiros acessam a área com embarcações”, explicou.

Fiscalização contra incêndios

Hoje (20), 4 equipes de fiscalização contra o uso irregular do fogo serão enviadas ao Pantanal. A ação foi definida na tarde de ontem (19) durante reunião da Sala de Situação Central.

“Ainda estamos em Período Proibitivo do Uso Regular do Fogo, por isso vamos enviar estas 4 equipes para verificar se há criminosos na região. Iremos multar os responsáveis porque a tolerância para crimes ambientais no Governo de Mato Grosso é zero”, explica o comandante do BEA.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes