Variedades

Bolívia anuncia novo técnico brasileiro, Antônio Carlos Zago, no comando da seleção

3 minutos de leitura
Bolívia anuncia novo técnico brasileiro, Antônio Carlos Zago, no comando da seleção

A Federação Boliviana de Futebol (FBF) oficializou o seu novo treinador, o brasileiro Antônio Carlos Zago. Com 54 anos, ele chega com a missão de levar a Seleção da Bolívia até a Copa do Mundo.

Portanto, a mudança pode afetar os palpites em aplicativos de apostas e trazer mais ânimo para a torcida, já que a equipe ganha um fator novo para tentar uma vaga no G7 das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo.

Antes, o comandante era o argentino Gustavo Cotas, mas após quatro derrotas nos quatro primeiros jogos na competição, a FBF decidiu demitir o treinador, que ficou 14 meses no cargo.

O boliviano Mauricio Soria, do Guabirá, foi especulado para o cargo. Porém, foi com o brasileiro que os diretores avançaram e fecharam a negociação.

YouTube video

Zago fez bom trabalho em clube boliviano

Após se aposentar como jogador em 2007, no Santos, Zago começou uma nova função no Corinthians, como Coordenador Técnico entre 2008 e 2009. Porém, logo recebeu uma oportunidade como treinador no São Caetano, passando em seguida por diversas equipes. Em 2012/13, chegou a ser auxiliar técnico na Roma.

Após passar pela Ucrânia, no Shakhtar Donetsk, voltou ao Brasil e engatou diversos trabalhos como treinador, o principal no Bragantino. Em 2020, foi para o Japão, no Kashima Antlers e, um ano depois, acertou com o Bolívar.

No clube boliviano, levou o título nacional em 2022. Foram 75 partidas, com 49 vitórias, 13 empates e 13 derrotas, 174 gols marcados e 71 sofridos. Após deixar o clube, acertou com o Coritiba, mas sua passagem ficou marcada por um forte discurso, reclamando da qualidade do elenco.

Livre no mercado, Antônio Carlos Zago ganhou força na Seleção Boliviana e, em uma negociação rápida, acertou com o país, com a missão de chegar até a Copa do Mundo, amplificando a presença da seleção no esporte.

Estreia deixa boa impressão

A Copa do Mundo da FIFA de 2026 contará com mais equipes e, com isso, as Eliminatórias Sul-Americanas passam a classificar seis equipes de forma direta, além de uma vaga na repescagem. Portanto, apenas três ficam de fora, o que aumentam as chances de todos.

Com as quatro partidas iniciais perdidas, inclusive com direito a um 5 a 1 para o Brasil, na abertura, Zago assumiu a Bolívia na lanterna da competição. Com ele, a estreia foi positiva, com triunfo por 2 a 0 sobre o Peru.

Em seguida, uma esperada derrota fora contra o Uruguai, por 3 a 0. Dessa forma, ganharam uma posição, já que ocupam o nono lugar com três pontos. O objetivo é vencer os confrontos diretos e, principalmente em casa, somar pontos.

Na próxima rodada, apenas em setembro de 2024, a Bolívia recebe a Venezuela e visita o Chile. São dois jogos importantes para seguir sonhando. Antes, Zago ainda terá a Copa América pelo caminho, onde buscam realizar boas partidas, mesmo com a provável queda na primeira fase.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes