Cidades

Baterias armazenam energia solar e atraem novos consumidores em Mato Grosso

Tecnologia diminuiu dependência da rede elétrica e possibilita uso da energia mesmo durante apagões.

3 minutos de leitura
Baterias armazenam energia solar e atraem novos consumidores em Mato Grosso

Somente nos primeiros oito meses deste ano, Mato Grosso registrou mais de 23 mil novas instalações de sistema de energia solar em seu território, esses números comprovam o enorme potencial para geração de energia solar fotovoltaica no estado. E uma das grandes novidades e que tem ajudado a atrair novos consumidores é o uso de baterias para armazenar a energia gerada pelo sol, que traz a possibilidade de garantir acesso à energia em situações de indisponibilidade e assim manter normalmente o funcionamento de um comércio ou residência até a normalização do fornecimento pela concessionária.

Conhecida por Battery Energy Storage System (BESS), a tecnologia é uma alternativa para atender à demanda quando o consumidor tiver necessidade. De acordo com o desenvolvedor Programa Integrador 4.0, Merivaldo Brito, a homologação da Lei Federal n°14.300 que criou o “Marco Legal da Geração Distribuída” no país regularizou a instalação das baterias.

“Essa lei trouxe novos desafios também para as empresas que atuam nesse mercado, que precisam estar atentas ao que já é ou não permitido, como o benefício de poder usar baterias para armazenar energia em sua casa, empresa ou indústria, que não era regulamentado. É uma novidade que significa “gerar sua própria energia”, e dá mais segurança aos consumidores em episódios de apagões, como aconteceu recentemente no país”, pontuou.

Brito destaca que essa será uma das atrações no estande da segunda edição da Cuiabá Solar Expo – Feira de Energia Solar Fotovoltaica de Cuiabá, que acontecerá dentro da Feira do Empreendedor, que é realizada pelo Sebrae-MT, entre os dias 05 e 08 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal.

Ela destaca ainda que Cuiabá, assim como Mato Grosso, se destacam no cenário nacional quando o assunto é energia solar. O estado ocupa a quinta posição como gerador de energia solar com potência instalada de 1.332,5 megawatts (MW), que equivale a 5,8% da capacidade geradora do Brasil, enquanto Cuiabá ocupa a terceira posição no ranking dos municípios, com potência instalada de 230,3 MW, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

“Isso mostra que o consumidor local entende os benefícios da geração própria, principalmente por ler todo o cenário da região, que como sabemos é de altas temperaturas, que aumenta o consumo da energia elétrica e a alta tarifa cobrada na energia. A feira então é uma oportunidade para mostrarmos as novidades e tendências deste setor, e as soluções que as empresas poderão apresentar a seus consumidores, neste mercado que está em franco crescimento”, explicou.

SERVIÇO

O que: “Cuiabá Solar Expo”, na Feira do Empreendedor do Sebrae

Quando: De 05 a 08 de outubro Onde: Centro de Eventos do Pantanal

Horário: Das 14h às 22h

Informações: https://www.even3.com.br/cuiaba-solar-expo-385522/ ou instagram @cuiabasolarexpo e pelo whats app 65 9932-7201

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes