Principal

Atacadão será monitorado por mais 20 dias

4 minutos de leitura
Atacadão será monitorado por mais 20 dias

Reprodução/Facebook

Incêndio Atacadão Rondonópolis 4

Incêndio no Atacadão de Rondonópolis tomou grandes proporções

Os trabalhos de rescaldo para a extinção do fogo que consumiu a unidade de Rondonópolis do Atacadão deverão durar, pelo menos, mais 20 dias. Segundo o Corpo de Bombeiros, as medidas emergenciais serão encerradas amanhã, com a possível contenção dos focos já existentes, mas guarnições continuarão monitorando o local para evitar o surgimento de novos focos de incêndio.

A unidade do supermercado Atacadão em Rondonópolis funcionava sem o alvará de 2017 emitido pelos bombeiros. A última permissão emitida pelo órgão havia sido expedida em 2014, de acordo com o comandante regional dos bombeiros, tenente coronel Wanderley Bonoto. Um incêndio teve início na unidade durante a tarde de sexta-feira, 12, e deixou ao menos 12 pessoas levemente feridas devido ao contato com a fumaça tóxica. Não há registro de vítimas fatais e a causa do fogo ainda não foi descoberta.

Foi confirmada a existência de um processo na Diretoria de Segurança Contra Incêndio e Pânico (DSCIP) do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, de Rondonópolis, de 2016 para expedição de alvará.

Os bombeiros começaram o trabalho de buscas por vítimas ainda na sexta, e continuaram a procura durante a madrugada deste sábado. Eles fazem um trabalho de rescaldo no local, pois ainda há fogo em pontos isolados da área de 19 mil metros quadrados, principalmente em pneus, e também no depósito de produtos do supermercado. Foram feitos registros de pequenas explosões que teriam vindo de latas de mercadorias no depósito. Existe risco de desabamento da estrutura, e o Corpo de Bombeiros se encontra no local com duas guarnições e duas viaturas do tipo ABTs, os chamados caminhões pipa.

As 12 vítimas do incêndio foram encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Santa Marta e ao Hospital Regional de Rondonópolis. Oito mulheres e quatro homens foram atendidos com sintomas de inalação de fumaça rica em CO2, apresentando falta de ar. Eles estão sendo avaliados pelas equipes médicas das duas unidades de saúde e devem ser liberados ainda neste sábado.

YouTube video

O incêndio teve início no Atacadão por volta das 16h de sexta-feira e tomou conta de toda a estrutura do supermercado, ganhando grandes proporções. Foram feitos relatos por pessoas que teriam visto a fumaça a 90 km de distância, na cidade de Jaciara.

Todas as equipes de resgate da cidade foram deslocadas para o local do incêndio. Caminhões da Rota do Oeste e Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder) também foram encaminhados ao local. O Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) da Polícia Militar enviou 260 litros de produto para gerar espuma com o objetivo de cessar o incêndio ainda na sexta-feira.

Em nota à imprensa, a rede Carrefour, responsável pelo Atacadão de Rondonópolis, afirmou que lamenta o ocorrido e que empresa está mobilizada em dar apoio à unidade e elucidar o caso. Veja a nota na íntegra

Nota à imprensa
A respeito do incêndio na loja de Rondonópolis na tarde da sexta-feira (12), a empresa informa que o Corpo de Bombeiros foi acionado tão logo foi detectado. As equipes de gestão da companhia estão mobilizadas no apoio necessário à unidade. A rede lamenta profundamente o ocorrido, esclarece que segue estritamente todas as normas de segurança e vai colaborar com as autoridades competentes para a elucidação do caso.

 Atualizada às 16h10

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes