Variedades

Após dois anos, Festival de Siriri de Cuiabá é retomado com atrações regionais

Evento acontece neste final de semana, no Parque de Exposições da Acrimat, localizado no bairro Dom Aquino, com entrada franca

2 minutos de leitura
Após dois anos, Festival de Siriri de Cuiabá é retomado com atrações regionais
(Foto: Davi Valle)

Após dois anos suspensos em razão da pandemia da covid-19, o Festival de Siriri de Cuiabá voltou com apresentação de grandes atrações regionais. A abertura da 14ª edição aconteceu na noite dessa sexta-feira (21), no Parque de Exposições da Acrimat, localizado no bairro Dom Aquino, com entrada franca.

O evento, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, contou com o apoio da instituição privada Energisa e segue até o próximo domingo (23).

Grupos como Siriri Buriti do Cerrado, infantil e Cururu, além de espetáculos coletivos de encenação, tiveram a oportunidade de subir ao palco e contar aos presentes – em forma de arte e dança, um pouco da história e tradições das raízes cuiabanas. Confira a programação completa abaixo.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Aluízio Leite, destacou a importância da inserção dos movimentos culturais no cotidiano da sociedade.

“Após anos parados, estamos de volta, devolvendo ao povo, de maneira alegre e originária, suas festividades. Graças a Deus temos uma gestão humanizada, que valoriza a cultura, por intermédio de ações efetivas, alcançando a grande participação popular. Serão três dias de muita emoção”, frisou.

Anfitriões há mais de uma década, os personagens Totó Bodega e Comodre Pitú, foram responsáveis pelo cerimonial, quebrando protocolos com piadas humorísticas regionais que arrancarão gargalhadas da platéia.

“Estamos há 14 anos comandando essa grande festa, chamando a galera para as apresentações. É uma satisfação imensa poder estar de volta, algo que jamais queríamos que tivesse parado, a nossa identidade precisa permanecer e chegar até as novas gerações”, declarou o ator.

“Encontramos tanto no Poder Público, quanto nas organizações privadas, grandes parceiros, dando condições de seguir em frente com este evento por muitos e muitos anos”, disse a embaixatriz da cultura mato-grossense, Comadre Pitú.

Katiana Nunes, moradora do bairro Coophamil, afirmou que irá prestigiar às três noites especiais acompanhada dos filhos pequenos. “Estão de parabéns, virei todos os dias para poder assistir tudo. As crianças gostaram bastante, um passeio para eles também”, acrescentou.

Durante os três dias, a Prefeitura de Cuiabá estima recepcionar um público de mais de seis mil pessoas. Ao longo de sua trajetória de 13 edições já realizadas, as festividades vêm se aperfeiçoando, possibilitando uma maior visibilidade e valorização aos artistas locais,  além de agregar exposições gastronômicas, artesanais e espaços de inclusão social, mantendo viva as memórias afetivas da população.

Programação:

22/10/2022 – Sábado

19:30h – Grupo Coração Franciscano

20:00h – Grupo Flor do Campo

20:30h – Grupo Raízes Cuiabanas

21:00h – Grupo São Gonçalo Beira Rio

21:30h – Grupo Flor do Atalaia

 

23/10/2022 – Domingo

19:30h – Grupo Siriri Elétrico

20:00h – Grupo Flor Serrana

20:30h – Grupo Voa Tuiuiú

21:00h – Grupo Flor Ribeirinha

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes