Cidades

Águas Cuiabá produz mais de 99 bilhões de litros de água em 2023

Volume manteve a população cuiabana abastecida ao longo do ano.

4 minutos de leitura
Águas Cuiabá produz mais de 99 bilhões de litros de água em 2023

O volume de água tratada e distribuída pela rede pública de abastecimento em Cuiabá alcançou mais de 99 bilhões de litros em 2023. O montante garantiu água na torneira a 326 bairros da área urbana e 5 distritos e comunidades rurais da capital mato-grossense, contemplando mais de 600 mil pessoas. O resultado em escala operacional passa por investimentos consolidados desde 2017, quando a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, assumiu os serviços de água e esgoto na cidade.

Ao longo de seis anos, os investimentos foram aplicados em prol da melhoria no serviço de tratamento e fornecimento de água nos quatro sistemas de abastecimento do município. “Levar água tratada à população é um desafio diário. Neste ano, tivemos o impacto da estiagem e das fortes ondas de calor que atingiram o estado de forma estendida. Continuaremos trabalhando dia e noite para levar água de qualidade à capital mato-grossense”, ressalta Julie Campbell, diretora operacional da Águas Cuiabá.

Além da implantação de 100 km de novas redes de água, os investimentos realizados na área, também perpassaram a substituição de tubulações, a revitalização de Estações de Tratamento de Água (ETAs) já existentes e a construção da ETA Sul. Inaugurada em 2020, a unidade possui capacidade de tratar 65 milhões de litros de água por dia. Com pontos de captação nos Rios Coxipó e Cuiabá, atualmente 11 ETAs garantem o abastecimento do município.

Captação da ETA Tijucal localizada no Rio Coxipó

Entrega de qualidade – Para garantir a qualidade da água que chega as torneiras das famílias cuiabanas, as equipes da concessionária realizam diariamente diversas análises em todos os sistemas de abastecimento, desde os mananciais até os imóveis. Em 2023, mais de 80 mil análises foram realizadas. As amostras coletadas são submetidas a vários testes, com cerca de 176 parâmetros físico-químicos e bacteriológicos. Por meio desse processo, é possível acompanhar e comprovar a qualidade e a eficiência do tratamento.

“Todos nossos procedimentos seguem os protocolos estipulados pelo Ministério da Saúde. Contamos hoje, com três laboratórios próprios para a condução periódica das análises das amostras visando a garantir a qualidade da água entregue à população”, explica Homar Capistrano, gerente de qualidade e meio ambiente da Águas Cuiabá.

O gestor lembra ainda que para a condução de análises específicas, a empresa também mantém parcerias com laboratórios credenciados. Os resultados e informações complementares da qualidade de água são disponibilizadas mensalmente nas faturas e no site.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association – IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes