A preocupação de Deus

Por Francisney Liberato

Quando o rei deixou que o povo israelita saísse do Egito, Deus não os levou pelo caminho que vai pelo país dos filisteus, embora fosse o mais curto. Deus pensou assim: “Não quero que os israelitas mudem de ideia e voltem para o Egito, quando virem que terão de guerrear”. Por isso Deus fez com que o povo desse uma volta pelo caminho do deserto, na direção do Mar Vermelho. Êxodo 13:17-18 

De uma coisa eu tenho certeza: por mais que andemos pelo vale da sombra da morte, por mais que estejamos em caminhos tortuosos, por mais que nos esqueçamos de Deus, ainda assim, Ele nos ama e se preocupa com cada um de nós.

Se Deus se preocupa até com os animais, você acha mesmo que Ele vai se esquecer de você? Nunca! Ele veio a este mundo como ser humano para te dar a possibilidade de salvação.

Em Êxodo 13, vimos que Deus estava muito preocupado com um povo que o abandonou. O povo de Israel estava longe de Deus. Por consequência, viveram por 400 anos como escravos. Mesmo nessas circunstâncias, Ele estava com o seu povo escolhido.

Deus libertou o povo das amarras do pecado.

O plano de Deus foi tão magnífico que Ele, mesmo libertando o seu povo, escolheu o melhor caminho para que eles prosseguissem rumo à Terra Prometida. Optou por não os levar por um caminho que daria muito trabalho e medo, que seria a guerra, e os levou para um caminho distante, mas que a entrada neste lugar seria mais confortável e menos penosa. Infelizmente, a falta de crença do povo os fez andar muito além do que tinha sido arquitetado por Deus.

Deus estava preocupado com o seu povo! Deus pensa em seu povo o tempo todo. Deus se preocupa com você.

Deus se preocupou com o povo rebelde daquela época. Por isso que, mesmo que você tenha ido longe demais, o nosso Deus nos dá forças e bênçãos sem medidas para conquistarmos o que desejamos.

Neste mundo, as pessoas podem até abandonar você, podem te trair, podem esquecer que você é uma pessoa linda e maravilhosa, que você é único e especial, contudo, o Senhor jamais se esquece dos seus filhos. Ele quer levar cada um de nós não mais para Canaã Terrestre e sim para a Canaã Celestial.

Em Mateus 6:25-31, Deus demonstra a mesma preocupação que teve pelo seu povo no passado, e a promessa é que Ele ainda fará o mesmo para nós hoje: “Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso. E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que Ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: ‘Onde é que vamos arranjar comida?’ ou ‘Onde é que vamos arranjar bebida?’ ou ‘Onde é que vamos arranjar roupas?’, pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e Ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades”.

E você, o que vai fazer com as promessas de Deus para sua vida? Vai deixar as oportunidades escaparem ou vai agarrá-las com todas as suas forças? A escolha é sua! Deus quer fazer tudo por você, pois Ele se preocupa com você, entretanto, é necessário que você o aceite de coração aberto e com alegria.

Francisney Liberato é Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor, Palestrante, Professor, Coach e Mentor. Mestre em Educação pela University of Florida. Doutor em Filosofia Universal Ph.I. Honoris Causa. Bacharel em Administração, Bacharel em Ciências Contábeis (CRC-MT) e Bacharel em Direito (OAB-MT). Membro da Academia Mundial de Letras. Autor dos Livros: “Mude sua vida em 50 dias”, “Como falar em público com eficiência”, “A arte de ser feliz”, “Singularidade”, “Autocontrole”, “Fenomenal”, “Reinvente sua vida” e “Como passar em concursos – Vol. 1 e 2” e “Como falar em público com excelência”. 

http://www.francisney.com.br

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPesquisa:”lifestyle” dos brasileiros na pandemia é composta de alimentação ruim e sedentarismo
Próximo artigoAVC: atendimento rápido salva vidas e reduz sequelas