A parte mais doce da minha herança

Com seus 10 centímetros de altura, Nossa Senhora de Fátima é a menor imagem em meu altar de casa. Entre o Jesus Crucificado, Nossa Senhora Aparecida e São Miguel, a Virgem e os Pastorinhos quase passam desapercebidos por quem chega em minha casa e observa a vela acesa rodeada pelas estatuetas que representam meus santos de devoção.

Porém, esse pequeno bibelô, ocupa um grande e precioso espaço em meu coração. Foi a primeira imagem da mãe de Deus que ganhei, quando tinha apenas 6 anos de idade. Meu pai me presenteou, quando voltou de uma de suas viagens de trabalho. Não só pelo presente com valor sentimental sou devota da Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, nesse título específico. O mimo do meu pai me orientou desde cedo a essa devoção. Porém, já adulta, à medida que fui conhecendo a extraordinária história das aparições de Fátima, a sucessão de milagres, as previsões de Nossa Senhora e tudo o que o milagre de Fátima envolve, foi impossível não ser tocada, profundamente pela Mãe de Deus e sua história com os pastorinhos de Portugal.

Hoje, ao fazer minha filha de um ano dormir, além de cantar a sua canção preferida para esse momento que o sono chega no meio da manhã, eu a apresentei a imagem pequenina da Virgem de Fátima que ela já vinha tentando, sem muito sucesso, nas pontinhas dos pés, alcançar no altar. Então, junto comigo, quase dormindo tentou balbuciar “Ave, Ave, Ave Maria…” refrão de sua canção de ninar preferida, Treze de Maio, que canto pra ela desde recém-nascida.

A devoção à Nossa Senhora sempre foi muito forte por parte de meus pais e, principalmente, de minha vó materna. Vi meus avós cumprirem promessa descalços pedindo a intercessão da Mãe de Deus, vi minha vó rezar de joelhos em seu humilde altar muitas vezes, diante da imagem dela, por uma hora ou mais. Testemunho meus pais rezarem o terço juntos, todas as noites , sem falharem, há muitos anos.

Exemplos eu tive de sobra e me sinto privilegiada por ter , desde cedo, compreendido o valor de recorrer à ajuda de Nossa Senhora.

E como já dito, a Virgem de Fátima é especial pra mim. Ela me atendeu sempre, desde muito cedo. Eu tinha apenas 9 anos quando numa madrugada minha mãe passou mal à noite. Meu pai viajando e eu, a mais velha de 4 filhos, fiquei mioto aflita. Na falta de meu pai, meu único porto seguro, como de qualquer criança nessa idade, era minha mãe. Ao menor perigo, era a ela que eu recorria. Mas agora, o que eu faria? Meu porto seguro estava em perigo. Sem saber o que fazer, por impulso, olhei para a pequena imagem, fechei os olhos e rezei uma Ave-Maria, somente. E a menina assustada, a Mãe do Céu atendeu…

Minha mãe da Terra, também Maria, que não ouviu minha silenciosa oração, respirou aliviada e disse: “_O meu fôlego voltou de repente.”

Eu era apenas uma menina e não sabia o que era fé nem devoção, mas fiquei surpresa em poder contar com a proteção de outra Mãe. Daí, mesmo com pouca idade, comecei a entender o porquê da minha vó rezar naquelas intermináveis continhas diante do humilde altar, todos os dias. Num desses dias, pausando minhas brincadeiras no quintal, quando passei pela sua janela lhe perguntei, incomodada: _ Vó, porque fica tanto tempo assim, seu joelho já está amassado denovo! Ela apenas sorriu…muito provavelmente sabendo que um dia eu lhe entenderia. Porque a melhor herança que um pai, uma mãe, um avô e uma avó pode deixar para os seus, não precisa de inventário. E essa, a principal herança quero deixar pra minha filha, aquela que meus avós deixaram para meus pais e que já desfruto (e são inúmeros frutos) desde a infância: a Fé.

Mas quero também que, como eu, minha filha compreenda um dia: a fé na maternidade, no amor e na onipotência suplicante da Mãe do Céu, que toca o coração do Todo Poderoso, seu Filho Divino, para socorrer os pequeninos da Terra, é a parte mais doce dessa herança.

Sanny Lisboa, é Católica Apostólica Romana.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEntregador é atingido por carro e cai de barranco em Cuiabá
Próximo artigoPolícia apreende 25 quilos de cocaína na divisa entre MT e Goiás