Bem Estar

5 dicas para ajudar a tirar as crianças da frente de telas

Que faz mal, todo mundo sabe. Criar alternativas para distrair as crianças e tirá-las da tv ou do celular é que é difícil

2 minutos de leitura
5 dicas para ajudar a tirar as crianças da frente de telas
(Foto: Ron Lach / Pexels)

Que crianças não deveriam passar tanto tempo em frente a telas, todo mundo sabe. Essa exposição exagerada pode resultar em adultos sedentários, isolamento social e ter impactos negativos no próprio desenvolvimento cognitivo e do corpo. Mas só saber não basta. Os precisam proporcionar alternativas divertidas para que a próxima geração volte a explorar o mundo real e se envolver em atividades significativas.

Neste texto, vamos compartilhar algumas ideias para colocar essa meta em prática.

Valorize os momentos juntos

Aproveitar o café da manhã, almoço, janta e lanchinhos em família é uma ótima oportunidades para diminuir o tempo de tela. Durante esses momentos, é óbvio, deixe os eletrônicos de lado e foque no momento familiar. Ouvir as crianças é fundamental para descobrir atividades offline que elas gostariam de fazer. O planejamento delas, aliás, não só pode como deve ser feito juntos.

Insira uma atividade física na rotina da criança

Convenhamos, você provavelmente também precisa se exercitar mais. Crianças adoram movimento, então convide-as para participar de atividades físicas. Nâo faltam alternativas para inserir essa opção na rotina da família. E não estou falando só de esportes. Crie ambientes para a atividade, utilizando o que estiver disponível.

Evite muitas restrições dentro de casa. Crie um ambiente onde elas possam correr, rolar e espalhar brinquedos. O final da brincadeira, aliás, é uma oportunidade para arrumar tudo em seu devido lugar, incentivando a responsabilidade.

Dê responsabilidades

E por falar nelas, divida algumas responsabilidades da casa com as crianças, de acordo com suas condições. Elas podem cuidar do pet, regar as plantas, ajudar a pôr a mesa, enxugar a louça, arrumar o quarto ou fazer uma receita simples. Essas tarefas não apenas as ajudam as crianças a se sentirem responsáveis, mas também contribuem para a vida em família, não só agora, mas no futuro.

Faça um calendário e tenha repertório

Elabore um calendário com as atividades que sua criança gosta de fazer para se divertir. Surpreenda-a convidando para brincar, pintar, desenhar, ler ou até mesmo encenar um teatrinho. O calendário também pode incluir atividades que possam ser realizadas em parceria, fortalecendo os laços familiares. Organize também horários para os estudos, arrumação da casa, jardinagem e outras atividades prazerosas. Simplesmente brincar junto com elas é ainda mais encorajador.

Seja exemplo

Para que as crianças acreditem que passar muito tempo no celular faz mal, é importante que você também controle e limite seu próprio tempo de tela. Esteja disposto e preparado para conversar, jogar, adivinhar ou até mesmo fazer uma trilha sonora divertida durante viagens de carro. Proporcione alternativas criativas, como canetas de giz líquido para desenhos no vidro do automóvel, em vez de recorrer aos eletrônicos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
1
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
4
Inspirado

Principais Manchetes