Volta às aulas: veja como vão funcionar as escolas de Cuiabá

O retorno das atividades escolares presenciais está previsto para segunda-feira na rede municipal

(Foto: Jorge Pinho/ Prefeitura de Cuiabá)

As escolas da rede municipal de ensino em Cuiabá, enfim, vão reabrir as portas. A retomada das atividades foi determinada pela Justiça, após intervenção do Ministério Público. E para garantir que medidas serão tomadas contra o contágio pela covid-19, a Prefeitura de Cuiabá criou uma lei complementar.

Entre as medidas, está previsto, por exemplo, que somente profissionais que já tomara as duas doses da vacina poderão realizar qualquer atividade letiva ou pedagógica presencial. A apresentação do comprovante de vacinação é obrigatória.

Conforme a prefeitura, cerca de 9 mil profissionais trabalham na rede municipal de educação e praticamente todos já receberam a primeira dose. Mais de 80% já estão com o esquema vacinal completo.

Como vai funcionar?

Além da determinação pela oferta de álcool 70% em quantidade suficiente para trabalhadores e alunos, as escolas terão que exigir o uso de máscara facial o tempo todo, estimular a higienização das mãos constantemente e promover a limpeza dos espaços de forma frenquente.

Para garantir o distanciamento social de, no mínimo, 1,5 metro entre pessoas, apenas 50% dos alunos terão atividades presenciais. A outra metade continuará assistindo aulas remotas.

O revesamento entre quem vai à escola e quem fica em casa será feito de duas formas, de acordo com a idade dos alunos. Para estudantes do ensino fundamental, haverá atividades presenciais dia sim, dia não. Para crianças com idade entre 0 e 5 anos, o revezamento será semanal.

A Secretaria de Municipal de Educação informou que os pais dos alunos também foram consultados se autorizam ou não seus filhos a voltarem a frequentar as escolas. A quantidade de famílias que aceitou o pedido ainda está sendo computada.

Quem preferir não mandar o filho para a escola, ainda continuará recebendo atendimento remoto, com o fornecimento de atividades impressas para aqueles com dificuldade de acesso à internet.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEduardo Bolsonaro testa positivo para covid-19
Próximo artigoBolsonaro: “vai ter eleição, não vou melar, fique tranquilo”