Cidades

Volta às aulas: Cuiabá retoma as atividades presenciais no dia 27 de setembro

Decisão foi tomada em audiência de conciliação, após a Prefeitura descumprir uma liminar anterior, que determinava o retorno no dia 8

2 minutos de leitura
Volta às aulas: Cuiabá retoma as atividades presenciais no dia 27 de setembro
(Foto: Assessoria/ Gecom-MT)

A retomada das atividades presenciais da rede municipal de ensino, de Cuiabá, será no próximo dia 27. A decisão foi proferida na tarde desta segunda-feira (13), após audiência no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, conduzida pela juíza Gleide Bispo dos Santos, da 1ª Vara da Infância e Juventude da Capital.

Na verdade, com a nova liminar, a magistrada manteve a decisão de retomada, alterando apenas a data de reinício das atividades. Uma primeira decisão previa que o retorno deveria ter ocorrido no dia 8.

Agora, a Justiça determina que todas as unidades escolares da rede municipal de ensino (167 escolas) retomem as atividades de forma hibrida, com 50% dos alunos em forma presencial e os outros 50% de maneira online.

O promotor de Justiça Wagner Cezar Fachone, representando o Ministério Público, requereu o retorno no dia 20, mas a própria juíza Gleide Bispo dos Santos indicou o dia 27 como uma alternativa.

Os representantes da Prefeitura de Cuiabá solicitaram a suspensão da audiência por 40 minutos para analisar e acabram concordando com a última data proposta.

LEIA TAMBÉM

Multa a Emanuel Pinheiro

Com o acordo fechado, a ação judicial não será extinta e ao longo do período o Ministério Público fiscalizará as unidades. Em caso de descumprimento da medida, uma multa diária no valor de R$ 100 mil deve ser aplicada ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

No final da semana passada, o MP também requereu a aplicação de outra multa ao emedebista, dessa vez, por litigância de má-fé. Segundo a promotoria, a Prefeitura teria usado uma outra ação para justificar o não cumprimento da primeira liminar, o que na avaliação do MP não seria cabível, por se tratar se assuntos diferentes.

O que diz a Prefeitura?

A Secretaria Municipal de Educação informou que hoje mesmo comunicará aos gestores educacionais o resultado da audiência.

A Pasta frisa ainda que o acordo quanto a data da retomada das atividades presenciais vai garantir o completo esquema vacinal (aplicação das duas doses de vacina e observação do período de 15 dias) aos profissionais da área.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes