Negócios

Você sabe o que é turismo de caverna? Mato Grosso aposta no ramo de aventura

Atividade que já atrai visitantes do mundo todo tem crescido, mas precisa acelerar a regularização

2 minutos de leitura
Você sabe o que é turismo de caverna? Mato Grosso aposta no ramo de aventura

Você já ouviu a expressão “homem da caverna”, em referência ao período histórico em que a humanidade estava nos rudimentos da civilização. Em Mato Grosso, a experiência de estar na caverna, literalmente, pode ser explorada, com menos tensão e mais aventura. 

O turismo de caverna (espeleoturismo) é uma opção de atividade para quem gosta das viagens ecológicas. Pouco conhecido e explorado, essa opção é uma aposta para expandir os pontos turísticos. 

As atividades no espeleovertical são diversas: o mergulho em cavernas e, até mesmo, o salto de base jump e de bungee jump em abismos. Algumas cavernas possuem acesso a iluminação artificial e proporcionam uma visitação por dentro da estrutura rochosa. 

Existem ainda outras categorias como a espeleofotografia, a arte que possibilita registrar a natureza e a beleza por dentro das cavernas.  

Cavernas locais 

Mato Grosso tem diversas cavernas com formações geológicas que impressionam, algumas ainda pouco exploradas. Um destaque é a caverna do Parque Estadual da Gruta da Lagoa Azul, em Nobres.

É uma das maiores cavernas submersas do Brasil, com águas cristalinas e uma grande variedade de estalactites e estalagmites.

Há também a caverna Aroe Jari, em Chapada dos Guimarães, considerada uma das mais bonitas do país, com diversas salas e um rio subterrâneo que pode ser explorado em passeios de bote.  

(Gruta Aroe Jari, em Chapada dos Guimarães. Foto: Reprodução)

Regularização 

A bióloga Natally Carvalho Neves, especialista em grutas e cavernas, diz que o espeleoturismo está em expansão em Mato Grosso e atrai visitantes do mundo todo. Mas, o setor precisa correr para regularizar as atividades no ramo, e não perder a chance de se tornar referência. 

“Mato Grosso tem tudo para ser referência de turismo espeleológico, estamos em frente à um rico patrimônio turístico que é pouco explorado. É necessário que esse segmento seja mais desenvolvido no estado, que seja regularizado”, disse. 

A espeleóloga disse que a toda área de turismo de cavernas deve estar de acordo com o plano de manejo espeleológico. Em Mato Grosso, a Gruta Lagoa Azul de Nobres já possui esse plano de manejo, além de algumas outras que já iniciaram o processo.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes