Cidades

Telemarketing abusivo resulta em 356 reclamações por dia no Brasil

Canal para denúncias já contabiliza mais de 21 mil registros de reclamações em 60 dias de atividade

2 minutos de leitura
Telemarketing abusivo resulta em 356 reclamações por dia no Brasil
Imagem ilustrativa

Em 60 dias de funcionamento do canal criado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), mais de 21 mil denúncias de telemarketing abusivo foram realizadas, correspondendo a uma média de 356 registros por dia.

A plataforma foi desenvolvida para atender às pessoas que se sentem incomodadas por ligações insistentes de empresas oferecendo produtos ou serviços sem a devida autorização para esse contato.

Do total de 21.396 denúncias, registradas até segunda-feira (19), 92% dos reclamantes afirmam não ter relação com a empresa, ou seja, não contrataram nenhum serviço. Além disso, mais de 99% das pessoas que fizeram reclamações alegam não terem permitido que a empresa denunciada fizesse o contato.

No acumulado de 20 de julho até 20 de setembro, as empresas que figuram no topo do ranking do canal de denúncias são: Claro, Oi, Tim, Vivo e Sky.

O canal é nacional, sendo Minas Gerais o estado com o maior número de denúncias – 7.968. Em seguida vêm  os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com 4.821 e 1.454 denúncias, respectivamente. Em 4° e 5° lugar vêm o Rio Grande do Sul e o Paraná, ambos com pouco mais de mil reclamações cada um. O Distrito Federal aparece em 6° lugar, com 656.

É possível acompanhar a lista com as 10 empresas mais denunciadas na página inicial do site do Ministério da Justiça e Segurança Pública ou clicando aqui. A relação é atualizada semanalmente.

Atenda, identifique e denuncie

Para denunciar, o consumidor deve preencher o formulário eletrônico denuncia-telemarketing.mj.gov.br com a data e o número de origem da chamada com DDD (se houver), o nome do telemarketing ou qual empresa ele representa e se foi dada a permissão para oferta de produtos e serviços.

As denúncias serão investigadas pela Senacon/MJSP e encaminhadas aos Procons para análise e eventual abertura de processo administrativo pela prática abusiva.

LEIA TAMBÉM

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes