Cidades

Servidores da Prefeitura são cedidos para atuar na coleta de lixo durante paralisação

Interrupção do trabalho dos garis da Locar começou na segunda-feira (1º) e já foi considerada ilegal pela Justiça

2 minutos de leitura
Servidores da Prefeitura são cedidos para atuar na coleta de lixo durante paralisação
(Foto: Emanoele Daiane)

Diante da paralisação dos servidores da empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda. e do aumento significativo do volume de lixo na cidade pela falta de coleta, a Prefeitura de Cuiabá, em comum acordo com a Locar, disponibilizou ontem (2) funcionários da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e da Prefeitura de Cuiabá para auxiliar na coleta de resíduos. Dezoito caminhões já iniciaram o serviço. Atualmente, são recolhidas cerca de 600 toneladas de detritos domésticos por dia.

As equipes, compostas por servidores que atuam diretamente na varrição e em outros cuidados com a cidade, saíram da Orla do Porto 1, onde os trabalhadores receberam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e orientações para que o serviço seja realizado de maneira segura e eficaz.

“Então, a Locar está fornecendo os caminhões e nós estamos fornecendo os funcionários para fazer a coleta, mesmo que de forma paliativa, para pelo menos minimizar o problema do acúmulo de lixo na capital”, explicou o diretor-geral da Limpurb, João Carlos Hauer.

Sem acordo com a empresa Locar, o protesto dos garis, que ocorre em Cuiabá e Várzea Grande, iniciou na segunda-feira (1º) e segue em andamento, mesmo sendo considerado ilegal pela Justiça do Trabalho. O Sindicato dos Empregados de Limpeza Urbana e Áreas Verdes do Estado de Mato Grosso (SINDILIMP/MT) deliberou por não acatar a ordem judicial, o que resulta em uma multa diária de R$ 100 mil.

No total, 18 caminhões atuarão na cidade durante a paralisação, com o cronograma dividido em 4 turnos, iniciando às 5h da manhã e finalizando no período noturno, às 22h. A região central e as avenidas principais serão atendidas inicialmente, por serem os locais com mais incidência de bolsões de lixo e maior fluxo de pessoas.

Por ser uma empresa privada, a Limpurb não pode interferir nas ações da administração e gestão da Locar, mesmo que isso interfira diretamente na prestação de serviços de zeladoria e limpeza urbana em Cuiabá.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes