Brasil

Remédio contra a covid: pesquisadores brasileiros descobrem ativo em veneno de cobra

Uma substância não tóxica encontrada no veneno da jararacuçu é capaz de inibir a reprodução do novo coronavírus

2 minutos de leitura
Remédio contra a covid: pesquisadores brasileiros descobrem ativo em veneno de cobra
Imagem: Freepik

Pesquisadores do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão prestes a criar um medicamento contra a covid-19 a partir do veneno de uma cobra brasileira: a jararacuçu.

A pesquisa está no início, mas os resultados são animadores. Eles descobriram que o veneno da serpente contém um peptídeo (pedaço de proteína) capaz de bloquear a ação da PLPro, uma das enzimas do coronavírus responsáveis por sua multiplicação.

De acordo com o que já foi descoberto – e publicado na revista científica internacional Molecules – a capacidade de reprodução do vírus caiu 75% e o peptídeo é eficaz em todas as variantes já descobertas do novo coronavírus, uma vez que todas elas possuem a enzima PLPro.

Como surgiu essa ideia?

Os pesquisadores descobriram que o veneno da jararacuçu tinha ações antibacterianas e, a partir daí, decidiram testar se ele também era eficaz contra vírus. Os primeiros testes foram feitos em células de macaco contaminadas com o vírus da covid-19.

Agora, os pesquisadores da Unesp pretendem avaliar se dosagens diferentes do peptídeo têm efeitos melhores. Uma das hipóteses é que ele até impedir o coronavírus de invadir o organismo.

Depois disso, teste pré-clínicos devem ser realizados, ou seja, o peptídeo será testado para tratar animais infectados com a covid-19. Os pesquisadores já sabem que esse pedaço de protéína do veneno não é tóxico. Mesmo assim, é necessário avaliar que outros eventuais efeitos colaterias ele poderia causar.

LEIA TAMBÉM

(Com informações da Unesp)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes