Remédio contra a covid: pesquisadores brasileiros descobrem ativo em veneno de cobra

Uma substância não tóxica encontrada no veneno da jararacuçu é capaz de inibir a reprodução do novo coronavírus

Imagem: Freepik

Pesquisadores do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estão prestes a criar um medicamento contra a covid-19 a partir do veneno de uma cobra brasileira: a jararacuçu.

A pesquisa está no início, mas os resultados são animadores. Eles descobriram que o veneno da serpente contém um peptídeo (pedaço de proteína) capaz de bloquear a ação da PLPro, uma das enzimas do coronavírus responsáveis por sua multiplicação.

De acordo com o que já foi descoberto – e publicado na revista científica internacional Molecules – a capacidade de reprodução do vírus caiu 75% e o peptídeo é eficaz em todas as variantes já descobertas do novo coronavírus, uma vez que todas elas possuem a enzima PLPro.

Como surgiu essa ideia?

Os pesquisadores descobriram que o veneno da jararacuçu tinha ações antibacterianas e, a partir daí, decidiram testar se ele também era eficaz contra vírus. Os primeiros testes foram feitos em células de macaco contaminadas com o vírus da covid-19.

Agora, os pesquisadores da Unesp pretendem avaliar se dosagens diferentes do peptídeo têm efeitos melhores. Uma das hipóteses é que ele até impedir o coronavírus de invadir o organismo.

Depois disso, teste pré-clínicos devem ser realizados, ou seja, o peptídeo será testado para tratar animais infectados com a covid-19. Os pesquisadores já sabem que esse pedaço de protéína do veneno não é tóxico. Mesmo assim, é necessário avaliar que outros eventuais efeitos colaterias ele poderia causar.

LEIA TAMBÉM

(Com informações da Unesp)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anterior“Não podemos conviver com essa suspeição”, diz Bolsonaro sobre urna eletrônica
Próximo artigoDeputados federais querem derrubar veto e propor novo fundão eleitoral