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Pontes na BR-364 passarão por recuperação emergencial

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Pontes na BR-364 passarão por recuperação emergencial

Rota do Oeste

Ponte BR-364

A ponte sobre o coórrego Guanandi será uma das que passarão por reformas

Um pacote de obras para recuperação emergencial de quatro pontes localizadas na BR-364, no trecho de sobreposição à BR-163, foi elaborado pela Rota do Oeste, concessionária que administra as rodovias, para sanar problemas e garantir a vida útil das estruturas. As patologias foram identificadas durante inspeções e monitoramento das pontes sobre os rios Guanandi (km 513, em Rosário Oeste), Carandazinho (km 529, em Rosário Oeste), Ferrugem (km 474, em Jangada) e Pari (km 440, em Várzea Grande). Diante dos problemas identificados, foram elaborados projetos específicos para cada demanda.

O diretor de Engenharia da Rota do Oeste, Diogo Santiago, disse que o serviço é indispensável para aprimorar as obras de arte, melhorar a infraestrutura da rodovia e reestabelecer na íntegra a funcionalidade estrutural das pontes, refletindo, consequentemente, na segurança dos usuários. Além disso, ele lembrou que as passagens recebem intenso fluxo de veículos, especialmente os de cargas, o que termina gerando ao longo do tempo o desgaste natural e aparecimento de problemas.

“Os danos foram identificados durante monitoramento, como é feito pelas equipes da concessionária em todas as estruturas existentes ao longo do trecho sob concessão. A análise demonstrou que as quatro pontes precisam de recuperação de forma mais célere. Com isso, fizemos os estudos e os projetos necessários para sanar os problemas existentes. Agora, começaremos a etapa de execução de obras”, disse o diretor.

Santiago afirmou ainda que as vistorias são feitas rotineiramente, assim como as recuperações. Na maioria das vezes os usuários não percebem a presença das equipes. “São obras praticamente invisíveis aos olhos de quem passa pela rodovia, mas elas ocorrem com frequência em todos os pontos da BR-163. Nesse pacote de obras, precisaremos intervir no tráfego. Por isso, corrigiremos as estruturas em momentos diferenciados”.

Na ponte sobre o rio Guanandi, a primeira do pacote que receberá as obras, o serviço será voltado à reestruturação dos apoios, devido ao desgaste promovido pelo fluxo intenso de veículos. Serviço semelhante será realizado na ponte sobre o rio Carandazinho. Nas pontes sobre os rios Ferrugem e Pari, as atividades serão diferenciadas, com reforço de vigas e implantação de barreiras de proteção.

Intervenção de tráfego

As obras serão realizadas durante o dia e à noite, com necessidade de algum tipo de intervenção no tráfego nos dois períodos. Com relação às atividades na ponte sobre o rio Guanandi, a estimativa de tempo de obras é de uma semana. Não haverá restrição de tráfego no período diurno, porém está sendo desenvolvida uma operação para que a velocidade na região seja reduzida.

No período noturno, haverá interdição total da passagem de veículos em três dias. A medida é indispensável para possibilitar que o serviço seja realizado com segurança para os usuários, bem como alcançar a qualidade da execução das obras.

(Com assessoria)

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