Variedades

Orquestra CirandaMundo apresenta concerto no Festival de Trombonistas de MT

Formação é composta exclusivamente por instrumentos de cordas e solistas de trombone

4 minutos de leitura
Orquestra CirandaMundo apresenta concerto no Festival de Trombonistas de MT
(Foto: Pedro Mutz)

A primeira edição do Festival de Trombonistas de Mato Grosso começa nesta quinta-feira (17) e segue pelos próximos três dias. A Orquestra CirandaMundo, acompanhada de dois renomados solistas de trombone, tem a responsabilidade de fechar a programação em grande estilo. O concerto de encerramento acontece neste domingo (20), no Teatro da UFMT, às 20h. A entrada solidária são dois quilos de alimento não perecível.

Com regência dos maestros Murilo Alves e Reno Ramires, a orquestra será composta apenas por instrumentos de cordas, além da participação especial de dois solistas em trombone, Samuel Barros e Alaércio Martins, especialistas no instrumento que dá nome ao evento.

“Para mim é motivo de muita alegria me apresentar como solista junto à Orquestra CirandaMundo. Tenho certeza que será uma noite de muitas emoções e alegrias compartilhadas entre plateia, músicos e todos e todas que estão participando”, projeta o pesquisador e artista Samuel Barros, que é natural de Fortaleza-CE e atualmente é doutorando em Música pela Universidade de Aveiro, em Portugual.

(Foto: arquivo pessoal)

O repertório do concerto é composto por obras de grandes compositores brasileiros, como Heitor Villa-Lobos, Pixinguinha, Paulinho da Viola, Ernesto Nazareth e Abdon Lyra, além do argentino Astor Piazzolla.

A apresentação faz parte da Série Amazônia. “Aproveitamos a temporada artística para chamar atenção para as coisas de Mato Grosso, por isso homenageamos os três biomas e as quatro regiões do estado com os nomes das séries de concerto: Araguaia, Cerrado, Amazônia e Pantanal”, explica o maestro Murilo Alves.

(Foto: arquivo pessoal)

Festival de Trombonistas de MT

A ideia do festival nasceu a partir de diálogos entre maestros, estudantes e instrumentistas profissionais, que constataram uma elevada demanda por trombonistas em Mato Grosso, como em bandas de música, bandas marciais e igrejas. Porém, o ensino do instrumento com professores especialistas é praticamente inexistente, fato potencializado pela falta de um curso de graduação focalizado no ensino do trombone.

O I Festival de Trombonistas de Mato Grosso objetiva desenvolver as habilidades técnicas, funcionais e artísticas dos trombonistas locais (nível básico, intermediário e avançado), capacitando-os para uma atuação profissional mais consciente e reflexiva através de um processo de ensino-aprendizagem embasado na pesquisa e prática artística.

A programação conta com masterclasses, práticas de conjunto, workshops, palestras, mesas-redondas e concertos. Pretende-se identificar o perfil dos trombonistas atuantes, compreender as lacunas do ensino de trombone e verificar a quantidade de trombonistas existentes em Mato Grosso para, por fim, estimular o movimento trombonístico no estado através de redes de cooperação.

Neste sentido, a presença de Alaércio Martins é importante, uma vez que é um dos principais trombonistas de Mato Grosso. Embora viva em Cuiabá há alguns anos, é natural de Diamantina-MG, fez graduação em trombone na Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, sempre trabalhando com orquestra e música popular, em especial o choro.

“Minha participação com a Orquestra CirandaMundo será tocando dois choros: ‘Vou Vivendo’, do Pixinguinha, nosso grande mestre maior, gênio que consolidou essa linguagem musical (choro), e ‘Choro Negro’, do Paulinho da Viola com arranjo do Andrew Moraes, um grande músico daqui de Cuiabá. Como está todo mundo comemorando o aniversário de 80 anos do Paulinho da Viola, coincidentemente vou solar um choro dele em comemoração”, antecipa Alaércio, que começou a tocar inspirado por músicos de carnaval.

(Foto: arquivo pessoal)

A apresentação da Orquestra CirandaMundo é uma realização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT). O Ciranda também conta com outras parcerias para a manutenção dos programas. A empresa Bom Futuro, Eletrobrás Furnas, Energisa, Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (AMPA), Instituto Saga e Eletrobrás Eletronorte são alguns destes parceiros.

Serviço:

Concerto da Orquestra CirandaMundo no I Festival de Trombonistas de Mato Grosso

Programação: https://www.instagram.com/trombonistasdemt/

Local: Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso

Data: 20 de novembro às 20h

Ingresso: Doação de dois quilos de alimentos não perecíveis

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes