Cidades

MP pede que a Saúde de Cuiabá fique sob intervenção até o fim do ano

Aditamento protocolado ao pedido de prorrogação diz que o gabinete precisa de mais tempo para estruturar serviços

1 minuto de leitura
MP pede que a Saúde de Cuiabá fique sob intervenção até o fim do ano
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

O procurador-geral de Justiça Deosdete Cruz Junior aumentou o tempo de intervenção na Saúde de Cuiabá, no pedido que será julgado pelo Órgão Especial. Ele quer a prorrogação do prazo até o fim deste ano. A sugestão é o dobro do que tinha sido pedido na semana passada. 

O prazo maior está em adendo protocolado na quarta-feira (24) à ação de prorrogação. O procurador-geral diz que ocorreu um erro no pedido inicial. Segundo ele, 90 dias a mais não seriam suficientes para o gabinete de intervenção executar todas as medidas previstas no plano de ação. 

“É necessário retificar o pedido do prazo de prorrogação até mesmo para que o Gabinete de Intervenção tenha tempo hábil para finalizar os expedientes adotados e com prazo expressamente identificado no mencionado cronograma”, disse. 

Os 90 dias iniciais dados pelo Órgão Especial vencem em junho. Até lá, os membros do colegiado deverão analisar o pedido de prorrogação do Ministério Público. Há alguns dias, a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino, disse que a dilatação depende do avanço na prestação de serviços no SUS de Cuiabá, no prazo de intervenção. 

A interventora Danielle Carmona disse esta semana que, se a intervenção foi estendida, o foco das ações será estruturar a rede de serviços, para manter o restabelecimento de atendimento feito até agora. 

“O Gabinete se manteve no foco daquilo que foi determinado pela Justiça que é o fornecimento de medicamento, escala de médicos para a atenção básica e fazer andar as filas de consulta e cirurgias. Agora, é preciso estruturar esses serviços para que a Secretaria de Saúde siga após a intervenção”, afirmou. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes