Cidades

Motociclista leva multa por “dirigir com o braço de fora” em VG

3 minutos de leitura
Motociclista leva multa por “dirigir com o braço de fora” em VG

O Livre

Multa/Moto/VG

Informações pessoais (como a placa da moto) foram retiradas da imagem pela equipe de reportagem

Um motociclista várzea-grandense levou um grande susto ao fazer a busca no site do Detran para pagar os documentos de sua motocicleta de 2018 e descobrir que levou uma multa por “dirigir com o braço de fora”.

A multa foi atribuída ao jovem Raryson Nogueira Lins de Sá, 21 anos, no dia 29 de setembro de 2017, às 03h52, no mesmo dia, às 03h47, Raryson também foi multado por dirigir sem carteira de habilitação, em ambos os casos, em Várzea Grande.

O LIVRE conversou com a mãe do jovem, Elizabeth Nogueira Lins, 39 anos, que contou como tudo aconteceu. Segundo ela, o jovem pilotava pela Rua 09, do Bairro Tarumã, em Várzea Grande, quando parou para falar com um amigo.

Nesse momento, uma equipe da Polícia Militar chegou ao local, revistou o jovem e levou a motocicleta, visto que ele não portava sua CNH, embora fosse habilitado (à época com carteira provisória, hoje ele já entrou com o pedido da definitiva).

Elizabeth foi até o Detran e pediram que ela levasse o documento para retirar a motocicleta do local. Mais tarde, ela retornou com o documento e a retirou. Até o momento da saída, ainda não havia nenhuma multa no sistema.

Já em 2018, Elizabeth buscou o site do Detran para começar o pagamento do documento da motocicleta do filho deste ano e foi quando viu as multas. “Fui tirar no site para ir pagando o documento desse ano e tive a surpresa”, contou.

Na multa, como mostra a captura de tela enviada por Elizabeth (no início da matéria), está escrito: “dirigir o veículo com o braço do lado de fora, em Várzea Grande, no dia 29/09/2017 às 03h52”.

Dirigir com o braço para fora do veículo consta no Código de Trânsito Brasileiro como uma infração e a multa é de 4 pontos na carteira, mais R$ 130,16. Porém, ela é válida para carros, em motocicletas é impossível “ficar com o braço para dentro”.

A motocicleta tem mais uma multa registrada, no dia 30 de julho de 2017, por ser pilotada com documento atrasado, porém quando as multas do dia 29 de setembro foram registradas, o documento já estava pago.

Outro lado

A assessoria da Polícia Militar informou por telefone que houve um equívoco na elaboração da multa. O erro foi cometido pelo policial no momento do registro do código da multa. A assessoria orientou que o condutor procure a Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI) do Detran e recorra à multa, como é seu direito.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes