15 de abril de 2026 04:46
EleiçõesJudiciárioPolítica

Ministro nega recurso a Taques e candidatura ao Senado é ameaçada

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mauro Campbell Marques, negou recurso ao pré-candidato ao Senado, Pedro Taques (Solidariedade), e manteve a decisão que o incluiu  no cadastro de restrição eleitoral. 

Taques ingressou um mandado de segurança na Corte Superior para sair do cadastro ASE 540. Nele, são incluídos os nomes de agentes políticos condenados e que possam ter futura restrição à condição elegibilidade e perda dos direitos políticos. 

No caso do ex-governador, a inclusão ocorreu por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), que levou em conta o fato de Taques ter sido condenado por usar o programa Caravana da Transformação para fins eleitorais.

Ele também deverá pagar multa de R$ 50 mil. 

Ao TSE, o ex-governador argumentou que a inclusão de seu nome no cadastro não poderia ser realizada porque a ele ainda é possível o direito de recorrer da condenação em nível estadual. 

O ministro Mauro Campbell disse, no entanto, que a decisão do TRE tem caráter informativo para decidir, “em ocasião oportuna”, o julgamento de perda ou não de direitos políticos. 

Na condenação do início deste mês, os juízes eleitorais afirmaram que voltariam a analisar o caso de Taques, caso ele decidisse concorrer a cargo público neste ano.

Agora, a probabilidade de o ex-governador não conseguir ser candidato aumentou com o pedido de impugnação protocolado pelo Ministério Público Eleitoral. 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Justiça

Presidente de ONG é absolvida por desacato contra o Ministério Público do Estado de Mato Grosso

Turma Recursal do TJMT entende que a insatisfação com os serviços públicos não é passível de criminalização
Crônicas Policiais

Homem é preso após ameaçar esposa com faca em Guarantã do Norte

Suspeito foi detido em flagrante pela Polícia Militar e encaminhado à delegacia após ocorrência registrada dentro de residência familiar
Economia

Exportações de carne bovina de MT crescem 74% e superam US$ 1,1 bilhão no 1º trimestre

China segue como principal destino, enquanto novos mercados ampliam participação no comércio internacional da proteína mato-grossense
Crônicas Policiais

PM apreende 229 kg de drogas em carro suspeito em Pontes e Lacerda

Veículo foi abordado durante patrulhamento e motorista acabou preso em flagrante por tráfico