Política

Mato Grosso e Pará vão assinar acordo para manter assistência em área de 2,2 milhões de hectares

Governador Helder Barbalho disse que responderá à Justiça sobre pedido de ação rescisória do STF

1 minuto de leitura
Mato Grosso e Pará vão assinar acordo para manter assistência em área de 2,2 milhões de hectares
(Foto: Mayke Toscano/Secom-MT)

O governador do Pará, Helder Barbalho, disse ontem (16) que irá aguardar a decisão do STF (Supremo Tribunal de Justiça) sobre a disputa de 2,2 milhões de hectares na divisa com Mato Grosso.

Segundo ele, os estados assinarão um termo de cooperação provisória, para manter a assistência do poder público no local, até que a Justiça decida o caso.

“Isso é assunto já decidido pela Justiça sobre o domínio de território, claro que existe um questionamento por parte de Mato Grosso, e as áreas jurídicas dos estados estarão respondendo aos questionamentos que serão apresentados. Neste momento, o que entendo ser relevante é um termo de cooperação que está sendo construído para assegurarmos presença de estado nessa região”, disse.

LEIA TAMBÉM

Mato Grosso quer de volta para si uma área com 380 propriedades, com localização no estado do Pará mas com documentação registrada do lado de cá. Há cerca de 1 mês, membros da Comissão Agropecuária da Assembleia Legislativa apresentaram um estudo ao ministro Luís Barroso sobre a situação de fazendeiros na área.

A disputa atual começou na década de 2000. Pará e Mato Grosso questionavam um acordo firmado no início do século XX sobre os limites e cada estado. Em 2020, o STF decidiu a favor do estado vizinho. Agora, Mato Grosso quer uma ação rescisória.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes