Mato Grosso

Janaina Riva protocola pedido de afastamento do governador Pedro Taques e anuncia nova delação

2 minutos de leitura
Janaina Riva protocola pedido de afastamento do governador Pedro Taques e anuncia nova delação
(Foto:Ednilson Aguiar/ O Livre)

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) protocolou, na sessão desta terça-feira (23), o pedido de afastamento do governador Pedro Taques (PSDB), com base no vazamento da delação do empresário Alan Ayoub Malouf, cujo sigilo foi derrubado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta-feira (19). Da tribuna, a parlamentar ainda anunciou uma nova delação, desta vez do empresário Willians Mischur, também alvo da Operação Rêmora.

“Após este fatídico dia a sociedade tomou conhecimento dos absurdos arquitetados pela ‘quadrilha’ que saqueava assiduamente os cofres público. Todos os crimes alhures expostos foram praticados com a participação e/ou anuência do governador denunciado, caindo por terra suas declarações perante as mídias jornalísticas de que ‘não tinha conhecimento dos crimes perpetrados em sua administração'”, diz trecho da denúncia.

Janaina anexou a delação do empresário à denúncia, na qual pede o julgamento de Taques pelos crimes de responsabilidade. “É de fácil intelecção que os atos praticados com a participação e consentimento do denunciado não são compatíveis com a dignidade, honra e decoro da função de administrador-mor do Executivo Estadual”.

A deputada pede que a denúncia seja levada a plenário e, caso seja admitida por dois terços dos 24 deputados, o governador seja imediatamente afastado do cargo. Ela requer ainda que a acusação seja enviada ao Tribunal de Justiça do Estado no prazo de cinco dias.

“O afastamento do cargo do governador, mesmo faltando apenas dois meses para o término do mandato, é medida que se revela inadiável, para o fins de preservação das instituições, de impedir a ocultação de crimes, de acautelar o assacado erário estadual contra as investidas do atual governo e como forma de dar uma resposta incisiva a sociedade que assiste perplexa ao espetáculo de horrores e incompetência protagonizados pelo governador Pedro Taques”, finalizou a parlamentar.

Operação Rêmora e a delação de Malouf

A delação premiada do empresário Alan Malouf, obtida em primeira-mão pelo LIVRE, possui 20 anexos, cada um relatando um suposto episódio do esquema fraudulento que resultou na deflagração da Operação Rêmora.

A Rêmora investiga um esquema de fraudes em licitações de obras de escolas em Mato Grosso, montado na gestão de Permínio Pinto (PSDB) a frente da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), no primeiro ano do governo Taques.

A delação de Malouf, por sua vez, foi além e trouxe conexões com outra operação, batizada de Sodoma e que investiga diversas fraudes ocorridas na gestão anterior, do ex-governador Silval Barbosa (ex-MDB).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes