Política

Governo de Mato Grosso indica que poderá desistir de obras na BR-163

Negociação dívida da Rota do Oeste com Banco Pine está travada porque instituição financeira não quer dar desconto

1 minuto de leitura
Governo de Mato Grosso indica que poderá desistir de obras na BR-163
(Foto: Reprodução/ Mayke Toscano/Secom-MT)

O governador Mauro Mendes sinalizou ontem (10) que pode desistir de assumir o controle e as obras da concessionária Rota do Oeste na rodovia BR-163. A negociação de dívidas com o Banco Pine estaria travada e o impasse atrasa a conclusão da transferência do controle para o estado. 

Segundo Mauro Mendes, é a única instituição financeira que ainda não aceitou a proposta para a redução das dívidas. A oferta do governo é para cortar pela metade o tamanho da dívida que a Rota do Oeste tem em aberto. 

“Nós estamos dependurados em um único problema chamado Banco Pine. O que está emperrando é a questão do desconto. A imposição do projeto [de transferência de controle administrativa] é que os credores da Rota do Oeste deem 50%. Eu dei prazo até o mês que vem. Se não der certo, explode tudo”, disse. 

O governo diz que a redução dívida é necessária por causa dos investimentos que serão necessários para executar as obras de manutenção e duplicação das pistas da BR-163, ao longo de 800 km.  

A MT-Par calcula despesa de R$ 1,2 bilhão em dois anos, a partir de 2023. Cerca de R$ 300 milhões já estariam em caixa para iniciar os trabalhos. Mas, a demora na negociação com o Banco Pine já aperta o cronograma montado pelo estado. 

Quando a negociação com a Rota do Oeste foi divulgada, em outubro do ano passado, a previsão era que as obras começassem entre fevereiro e março. Mas, no começo do mês, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), responsável pela autorização de transferência, estendeu o prazo para a conclusão do acordo por mais 60 dias.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes