Fim da fila e “sobra” de vacina: entenda como Cuiabá está imunizando a população

Se você ainda tem dúvidas se sua hora de tomar a vacina contra a covid chegou, você precisa ler essa matéria

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

A abertura de cadastro para pessoas com idade entre 18 e 49 anos tomarem a vacina contra a covid-19 em Cuiabá tem gerado dúvidas. De um lado, quem faz o cadastro fica ansioso pelo chamado. De outro, pessoas que compõem grupos prioritários têm temido perderem suas duas doses ou serem enviadas para o fim da fila.

Para esclarecer essas questões, o LIVRE consultou a Secretaria Muncipal de Saúde.

Fim da fila

Só vai para o fim da fila de vacinação quem já se cadastrou em qualquer grupo de idade ou prioritário, foi chamado para comparecer a um posto de vacinação e não apareceu.

Nesses casos, a prefeitura ainda dá 48 horas de tolerância, ou seja, se sua vacina foi marcada para segunda-feira, você tem até quarta para comparecer ao local agendado. Só depois disso é que seu nome vai para o fim da fila.

Já quem foi até o posto de vacinação e se recusou a receber a vacina porque não gostou da marca do produto, é enviado para o fim da fila imediatamente.

Em ambos os casos, não é preciso fazer um novo cadastro no site. Ele vai ficar guardado, até o dia em que todos os demais grupo forem vacinados e chegar novamente sua vez.

“Sobra” de vacina

Por conta do número elevado de pessoas que faltam no dia em que a vacina foi agendada, a Prefeitura de Cuiabá decidiu distribuir essas doses para pessoas com idade entre 18 e 49 anos.

Funciona da seguinte forma: se 2 mil pessoas faltam na segunda-feira, na quinta, 2 mil pessoas com idade entre 18 e 49 anos são convocadas para tomar essa doses que “sobraram”.

Essa “sobra” também é dividida de acordo com faixas etárias, são sete no total:

  • 45 a 49 anos
  • 40 a 44 anos
  • 35 a 39 anos
  • 30 a 34 anos
  • 25 a 29 anos
  • 20 a 24 anos
  • 18 a 19 anos

Para definir quantas daquelas 2 mil doses que “sobraram” vão para cada um destes grupos, a Prefeitura tem se embasado na porcentagem dessas populações.

Por exemplo, se 5% (número hipotético) da população de Cuiabá tiver entre 18 e 19 anos, 5% das 2 mil doses que “sobraram” serão destinadas a esse público, ou seja, 100 doses.

Os 95% restantes, são divididos da mesma forma entre as demais faixas etárias citadas acima.

E os grupos prioritários?

Todas as pessoas que pertencem a grupos prioritários e que por qualquer motivo não tenham se cadastrado na “época certa” ainda podem fazer o cadastro e continuam sendo convocadas pela Prefeitura de Cuiabá a comparecer aos postos de vacinação.

Já foram vacinados, por exemplo, profissionas da saúde e idosos com idade a partir de 60 anos. Mesmo assim, quem está enquadrado nessa situação e não se cadastrou no período exclusivo para estes grupos, ainda pode fazê-lo.

O site para se cadastrar é o cadastro.vacinacuiaba.com.br/.

O mesmo vale para pessoas com idade a partir dos 50 anos, profissionais da educação e trabalhadores da indústria. A prefeitura também tem vacinado lactantes, pessoas em situação de rua, catadores de recicláveis, garis e motoristas do transporte coletivo.

As gestantes também estão sendo vacinadas. No caso delas, assim como dos hipertensos e diabéticos, é preciso apresentar laudo médico no momento de receber a dose da vacina.

Todos os grupos prioritários continuam disponíveis no site de cadastro. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorALMT cria fundo que poderá captar R$ 1 bilhão para empréstimos
Próximo artigoAdolescente morre ao bater motocicleta em poste em VG