A abertura de cadastro para pessoas com idade entre 18 e 49 anos tomarem a vacina contra a covid-19 em Cuiabá tem gerado dúvidas. De um lado, quem faz o cadastro fica ansioso pelo chamado. De outro, pessoas que compõem grupos prioritários têm temido perderem suas duas doses ou serem enviadas para o fim da fila.
Para esclarecer essas questões, o LIVRE consultou a Secretaria Muncipal de Saúde.
Fim da fila
Só vai para o fim da fila de vacinação quem já se cadastrou em qualquer grupo de idade ou prioritário, foi chamado para comparecer a um posto de vacinação e não apareceu.
Nesses casos, a prefeitura ainda dá 48 horas de tolerância, ou seja, se sua vacina foi marcada para segunda-feira, você tem até quarta para comparecer ao local agendado. Só depois disso é que seu nome vai para o fim da fila.
Já quem foi até o posto de vacinação e se recusou a receber a vacina porque não gostou da marca do produto, é enviado para o fim da fila imediatamente.
Em ambos os casos, não é preciso fazer um novo cadastro no site. Ele vai ficar guardado, até o dia em que todos os demais grupo forem vacinados e chegar novamente sua vez.
“Sobra” de vacina
Por conta do número elevado de pessoas que faltam no dia em que a vacina foi agendada, a Prefeitura de Cuiabá decidiu distribuir essas doses para pessoas com idade entre 18 e 49 anos.
Funciona da seguinte forma: se 2 mil pessoas faltam na segunda-feira, na quinta, 2 mil pessoas com idade entre 18 e 49 anos são convocadas para tomar essa doses que “sobraram”.
Essa “sobra” também é dividida de acordo com faixas etárias, são sete no total:
- 45 a 49 anos
- 40 a 44 anos
- 35 a 39 anos
- 30 a 34 anos
- 25 a 29 anos
- 20 a 24 anos
- 18 a 19 anos
Para definir quantas daquelas 2 mil doses que “sobraram” vão para cada um destes grupos, a Prefeitura tem se embasado na porcentagem dessas populações.
Por exemplo, se 5% (número hipotético) da população de Cuiabá tiver entre 18 e 19 anos, 5% das 2 mil doses que “sobraram” serão destinadas a esse público, ou seja, 100 doses.
Os 95% restantes, são divididos da mesma forma entre as demais faixas etárias citadas acima.
E os grupos prioritários?
Todas as pessoas que pertencem a grupos prioritários e que por qualquer motivo não tenham se cadastrado na “época certa” ainda podem fazer o cadastro e continuam sendo convocadas pela Prefeitura de Cuiabá a comparecer aos postos de vacinação.
Já foram vacinados, por exemplo, profissionas da saúde e idosos com idade a partir de 60 anos. Mesmo assim, quem está enquadrado nessa situação e não se cadastrou no período exclusivo para estes grupos, ainda pode fazê-lo.
O site para se cadastrar é o cadastro.vacinacuiaba.com.br/.
O mesmo vale para pessoas com idade a partir dos 50 anos, profissionais da educação e trabalhadores da indústria. A prefeitura também tem vacinado lactantes, pessoas em situação de rua, catadores de recicláveis, garis e motoristas do transporte coletivo.
As gestantes também estão sendo vacinadas. No caso delas, assim como dos hipertensos e diabéticos, é preciso apresentar laudo médico no momento de receber a dose da vacina.
Todos os grupos prioritários continuam disponíveis no site de cadastro.