48 horas de tolerância: Cuiabá vai mandar para o fim da fila quem faltar no dia da vacina

Faltas ocorrem, principalmente, aos finais de semana e em postos de vacinação que só têm uma "marca" de imunizante

(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Tem crescido o número de pessoas que não comparecem na data agendade para se vacinar contra a covid-19. Por conta disso, a Prefeitura de Cuiabá estabeleceu uma nova regra: quem faltar, será remanejado para o fim da fila. O prazo de tolerância é de 48 horas.

Além de evitar epsódios com o deste feriado, em que os postos de vacinação ficaram ociosos, a medida pretende evitar aglomerações e a formação de filas de espera desnecessárias.

“Diariamente, agendamos um número x de pessoas para cada horário de funcionamento de cada posto de vacinação. Se um número significativo de pessoas falta e vai em outro dia, para o qual não estavam agendadas, elas estão contribuindo para que haja filas e demora”, justifica o coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde, Gilmar Cardoso.

Fim de semana ocioso

De acordo com a prefeitura, Cuiabá tem capacidade para aplicar mais de 5 mil doses de vacina contra a covid-19 por dia. No entanto, aos sábados e feriados, o máximo de doses aplicadas não tem chegado a 1 mil, somando todos cinco postos de vacinação.

Iolazil Rodrigues, enfermeira coordenadora do polo SESI Papa (drive-thru), conta qual a justificativa dos faltosos.

“Têm pessoas que preferem não vir no final de semana porque não querem ficar alguns dias sem ingerir bebida alcoólica, por isso finais de semana e feriados são os dias com menos movimento”.

(Foto: Ednilson Aguiar)

Escolher a vacina?

Outro problema que tem acontecido, segundo a enfermeira, é que muitas pessoas querem escolher a vacina que vão receber.

“Chegam e perguntam qual vacina está sendo aplicada e, se não é a que elas querem, vão embora sem se vacinar”, ela conta.

Conforme a campanha de vacinação contra a covid-19 avança no país, os efeitos colaterais se tornam mais conhecidos. E a vacina AstraZeneca é a “rainha” dos memes no momento.

Sistema de agendamento

Desde o fim de maio, a Secretaria de Saúde de Cuiabá disponibiliza aos cadastrados no site um sistema de alerta sobre a data e local para a vacinação.

A pessoa recebe uma mensagem via WhatsApp e e-mail e, nela própria, há um link onde é possível informar com antecedência que aquela data não é compatível com sua agenda.

Os postos de vacinação contra a covid-19 em Cuiabá funcionam nos seguintes locais: Centro de Eventos do Pantanal, SESC Balneário, Assembleia Legislativa, SENAI da Avenida XV de Novembro e SESI Papa (drive-thru).

O site para cadastro é o vacina.cuiaba.mt.gov.br. Atualmente, podem se cadastrar pessoas com mais de 55 anos de idade, mesmo que não possuam nenhuma comorbidade.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBares de Cuiabá esperam movimento 15% maior durante a Copa América
Próximo artigoMãe é presa em flagrante por dar bebida alcoólica a filha adolescente