Cidades

48 horas de tolerância: Cuiabá vai mandar para o fim da fila quem faltar no dia da vacina

Faltas ocorrem, principalmente, aos finais de semana e em postos de vacinação que só têm uma "marca" de imunizante

3 minutos de leitura
48 horas de tolerância: Cuiabá vai mandar para o fim da fila quem faltar no dia da vacina
(Foto: Ednilson Aguiar/O Livre )

Tem crescido o número de pessoas que não comparecem na data agendade para se vacinar contra a covid-19. Por conta disso, a Prefeitura de Cuiabá estabeleceu uma nova regra: quem faltar, será remanejado para o fim da fila. O prazo de tolerância é de 48 horas.

Além de evitar epsódios com o deste feriado, em que os postos de vacinação ficaram ociosos, a medida pretende evitar aglomerações e a formação de filas de espera desnecessárias.

“Diariamente, agendamos um número x de pessoas para cada horário de funcionamento de cada posto de vacinação. Se um número significativo de pessoas falta e vai em outro dia, para o qual não estavam agendadas, elas estão contribuindo para que haja filas e demora”, justifica o coordenador de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Saúde, Gilmar Cardoso.

Fim de semana ocioso

De acordo com a prefeitura, Cuiabá tem capacidade para aplicar mais de 5 mil doses de vacina contra a covid-19 por dia. No entanto, aos sábados e feriados, o máximo de doses aplicadas não tem chegado a 1 mil, somando todos cinco postos de vacinação.

Iolazil Rodrigues, enfermeira coordenadora do polo SESI Papa (drive-thru), conta qual a justificativa dos faltosos.

“Têm pessoas que preferem não vir no final de semana porque não querem ficar alguns dias sem ingerir bebida alcoólica, por isso finais de semana e feriados são os dias com menos movimento”.

(Foto: Ednilson Aguiar)

Escolher a vacina?

Outro problema que tem acontecido, segundo a enfermeira, é que muitas pessoas querem escolher a vacina que vão receber.

“Chegam e perguntam qual vacina está sendo aplicada e, se não é a que elas querem, vão embora sem se vacinar”, ela conta.

Conforme a campanha de vacinação contra a covid-19 avança no país, os efeitos colaterais se tornam mais conhecidos. E a vacina AstraZeneca é a “rainha” dos memes no momento.

Sistema de agendamento

Desde o fim de maio, a Secretaria de Saúde de Cuiabá disponibiliza aos cadastrados no site um sistema de alerta sobre a data e local para a vacinação.

A pessoa recebe uma mensagem via WhatsApp e e-mail e, nela própria, há um link onde é possível informar com antecedência que aquela data não é compatível com sua agenda.

Os postos de vacinação contra a covid-19 em Cuiabá funcionam nos seguintes locais: Centro de Eventos do Pantanal, SESC Balneário, Assembleia Legislativa, SENAI da Avenida XV de Novembro e SESI Papa (drive-thru).

O site para cadastro é o vacina.cuiaba.mt.gov.br. Atualmente, podem se cadastrar pessoas com mais de 55 anos de idade, mesmo que não possuam nenhuma comorbidade.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes